A Prefeitura Municipal de Andirá baixou um decreto neste dia 1º de abril, estabelecendo a bonificação de 20% sobre os valores referentes ao Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) e a Taxa de Serviços Urbanos (TSE), para os que pagarem em parcela única até o dia 13 de maio. A opção do desconto já está valendo, mas, não é só esta a opção: quem tiver interesse em efetuar o pagamento, também em parcela única, até o dia 13 de junho, terá desconto de 15% no valor. Aos interessados em pagar o imposto no dia 13 de julho, também em parcela única, o desconto será de 10%.

Os contribuintes também têm a opção de efetuar o pagamento em oito parcelas (13/05, 13/06, 13/07, 13/08, 13/09, 13/10, 13/11 e 13/12). Procure o Departamento de Tributação da Prefeitura, se informe e veja a melhor maneira de contribuir. O imposto ajuda na realização de várias obras de melhorias para a comunidade. Ambos os tributos podem ser pagos na rede bancária, casas lotéricas, correspondentes bancários, nas agências dos correios, dentre outros postos autorizados.

Isenção

Existem algumas situações em que os contribuintes podem requerer a isenção do IPTU.  Eles foram beneficiados por legislação municipal que garante a isenção do imposto, observando alguns requisitos. Por exemplo: pessoas que tenham um único imóvel e que tenha renda de até dois salários mínimos; aposentados e pensionistas; trabalhador rural e proprietário de imóvel que esteja comprovadamente enfermo.  Estes, terão que comparecer ao Departamento de Tributação na prefeitura, para requerer o beneficio.

Adequações

A Prefeitura também informa aos contribuintes que foi realizado nos meses de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016,  um levantamento dos imóveis localizados na área urbana, com a finalidade de regularizar a planta cadastral e o boletim de cadastro imobiliário. Na avaliação foi contatado irregularidades, como, por exemplo, construção e subdivisão de lotes não registrados oficialmente. A Prefeitura pede aos proprietários que, caso o imóvel tenha sofrido alterações, procure o setor tributário para adequações.