Com o objetivo de manter em pé a instalação dos enfeites de Natal na Rua São Paulo – uma das principais vias comerciais da cidade de Andirá –, o prefeito José Ronaldo Xavier baixou um decreto nesta quarta-feira (18), estabelecendo que a partir desta data até 08 de janeiro de 2016, somente será permitido o tráfego de veículos de passeio entre a BR 369 (Passarela) e Rua Alagoas. O objetivo é que a decoração natalina não seja afetada por colisões de veículos de carga/descarga e veículos de grande porte e garanta beleza nas festividades de Natal, atraindo a população para o comércio local. De acordo com o decreto, fica proibido o transito de caminhões, ônibus e carretas nesta localidade.

A operação de carga/descarga deverá ocorrer nas ruas paralelas, tendo como acesso principal a Avenida Goiás ou Rua Paraná. Também fica proibido o trânsito de veículos motorizados/passeios na rua Rio de Janeiro, entre a Praça Sant´Ana até a Rua São Paulo. De acordo com a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, responsável pela organização dos enfeites alusivos, a meta é diminuir riscos de estragos na decoração, inviabilizando novos custos com reposição. “O objetivo é assegurar que estes caminhões de grande porte não estraguem as decorações, deixando a rua bonita, atraindo o público para consumir no comércio de nossa cidade”, destacou.