A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, abriu inscrições para cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos com cargas horárias que variam entre 160 até 400 horas, dependendo da modalidade escolhida. O programa é realizado em parceria com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas das 08 às 12 hrs e das 13 às 17 hrs, de segunda a sexta, na Agência do Trabalhador (Rua São Paulo, 162).  Os cursos são gratuitos e as inscrições vão até o dia 03 de novembro. O término das aulas está previsto para 23 de março. As inscrições estão abertas e precisa ter em mãos o RG, CPF e o seu e-mail.

Os cursos são ofertados pelo sistema de Educação a Distância (EAD), certificados pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB), podendo o aluno realizar as aulas em sua própria residência; ou, em caso dos que não possuem computadores com acesso a internet em casa, poderão estudar na sede da Biblioteca (Indústria do Conhecimento).   As modalidades disponíveis são: Monitor do uso de conservação dos Recursos Hídricos, Agente de Limpeza Urbana, Almoxarife de Obras, Inspetor de Qualidade,  Gestor de Microempresa, Assistente de Logística, Assistente de Controle de Qualidade, Agente de Microcrédito, Mensageiro, Operador de Caixa,Promotor de Vendas Recepcionista,Comprador, Assistente de Faturamento, Vendedor, Representante Comercial, Assistente de Tesouraria, Assistente Administrativo, Assistente de Crédito e Cobrança, Almoxarife, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Inglês Básico, Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Espanhol Básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos, Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Água, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos e Auxiliar de Laboratório de Saneamento.

A Prefeita de Andirá, Ione Abib, destacou a importância desta parceria, enaltecendo a qualificação profissional como primordial para estar preparado na disputa pelo espaço no mercado de trabalho. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, também enfatizou que as áreas oferecidas estão em expansão e que essa é uma possibilidade de qualificação rápida, com qualidade de certificação por um dos melhores institutos educacionais, o que aumenta as chances deste profissional no mercado de trabalho. Para mais informações sobre as inscrições e os cursos oferecidos, os interessados podem ligar no (43) 3538-5030 (Agência do Trabalhador), das 08 às 12 e das 13h 30 às 17 horas; ou, no endereço:  Rua São Paulo, 948 – centro.