Adquirir conhecimentos no ramo da beleza, bem como os cuidados específicos para a área das mãos e pés, foi o objetivo do curso de Manicure e Pedicure, promovido pelo Senac, em parceria com a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante. O curso, que aconteceu nas instalações do Telecentro, teve duração de 50 horas e atendeu 15 vagas.  Realizar procedimentos de higienização, remoção do esmalte, modelagem, cutilagem, hidratação, esmaltação, decoração de unhas, foram algumas das tarefas ministradas durante as aulas.

De acordo com Gleise Vicentini, moradora do distrito Nossa Senhora Aparecida, o cursou atendeu as expectativas. “ Meu objetivo foi a preparação para o mercado de trabalho. Foi muito bom. A professora de toda atenção. No começo não sabíamos nada, não tinha noção, e fomos aprendendo rápido as técnicas”, enfatizou. Para Eliana Rodrigues, também moradora do distrito, o objetivo foi mesmo melhorar a capacitação profissional para poder investir em novas áreas econômicas. “Meu objetivo com o curso é ter uma renda, montar um negócio, ser independente. Aprendemos muito, a professora é excelente, teve muita paciência em nos ensinar”.

A parceria entre a Prefeitura e o Senac foi muito bem vindo ao município, conforme declarou a Prefeita, Ione Abib, que esteve nesta última aula, parabenizando as novas profissionais e desejando muito sucesso no mercado de trabalho. Ela lembrou que muitas não fazem o curso para comercializar o conhecimento, mas, para poder aumentar sua própria auto estima, se embelezando e se cuidando mais. “A gente sabe o peso que tem um diploma do Senac. No passado, na gestão do meu marido, fizemos várias parcerias de cursos. Espero que façamos mais. É muito importante investir nos cursos, na capacitação. A vida é uma eterna aprendizagem.

O profissional de beleza pode atuar em salões, clínicas de estética, spas, como profissional autônomo, prestador de serviços ou empregado. Segundo a instrutora do curso, o aperfeiçoamento em manicure e pedicure levou muitas informações que serão muito úteis para o desenvolvimento profissional das profissionais. “ Gostamos muito do espaço. Conseguimos desenvolver bem os trabalhos. Muitos não vieram com conhecimentos e foram muito bem, pelo esforço e dedicação que apresentaram. Espero poder voltar mais vezes em Andirá para novos cursos”, concluiu.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom