Entrega de certificados do Curso de Pedreiro

Aula inaugural do curso de Modelagem para Confecção

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), SENAI, prefeitura e a Agência do Trabalhador de Andirá, estão investindo na capacitação de mão de obra especializada, no município. Recentemente 10 alunos receberam certificado de conclusão do curso de pedreiro ministrado pelo SENAI de Santo antônio da Platina. O treinamento de 200 horas incluiu cálculo específico para a formação: As quatro operações, uso de funções básicas da calculadora, sistemas de medidas, noções de perímetro, área e volume; leitura de projetos arquitetônicos e estrutural; identificação e uso correto de ferramentas e equipamentos; elaboração de orçamento quantitativo; locação de obras; tipos de fundação; noções de forma e armaduras; execução de alvenaria de vedação; execução de concretagem; execução de revestimentos em argamassa para pisos, paredes e tetos; execução de revestimento cerâmico; noções de tipos de lajes; impermeabilização; comunicação Verbal e escrita; Leitura e compreensão de texto; Raciocínio lógico matemático; saúde e segurança do trabalho (EPI,EPC, Ambiente de trabalho, segurança em máquinas); educação ambiental; Direitos Humanos, sociais e trabalhistas, relações interpessoais no trabalho e informação e orientação profissional “Estamos investindo  na educação profissional para ampliar a capacidade de atendimento às demandas no setor, que nos últimos anos vem crescendo bastante.  “A qualificação do trabalhador aumenta a renda familiar, incentiva a economia e  gera  empregos, já que facilita seu ingresso  no mercado de trabalho, além de incentivá-lo a criar seu próprio negócio e sair da informalidade”, disse   o Secretário de Administração Edson  Roberto Stefanuto, representando o prefeito Xavier na solenidade de entrega dos diplomas.

.
Agora mais um curso está em andamento: Modelagem para Confecção. O treinamento prepara os participantes para confeccionar peças do vestuário em tecidos planos e elásticos, traçando diagramas de modelagens básicas, realizando risco e corte de peças identificando materiais, operando máquinas e ferramentas próprias do processo industrial da confecção. As aulas iniciaram na última quinta-feira (04) no Colégio Estadual Barbosa Ferraz, com a participação de 16 alunos que já possuem conhecimentos básicos em corte e costura.

Fonte: Assessoria - João Campos