A Prefeita Municipal de Andirá, Ione Abib, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 23, em Jacarezinho, do encontro da Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (ASRI - NP), órgão composto pelos municípios de Andirá, Cambará, Jacarezinho, Bandeirantes e Santo Antonio da Platina e por lideranças, entidades,  órgãos públicos e privados, Sebrae, Senai, instituições de ensino técnico e superior, associações comerciais e de empresários, mobilizando debates e projetos envolvendo tecnologia nas cinco cidades integrantes.

Durante o encontro, a Prefeita Ione explanou sobre os desafios dos pequenos municípios na articulação de estratégicas que culminem na potencialização da economia. Ela é uma das entusiastas do projeto de integração do SRI, que pode ser uma grande ação de transformação e modernização tecnológica  na região.  Entre as ações estratégicas desta parceria destacam-se a realização da Feira Geniuscon, e os editais da Fundação Araucária para o incentivo a produção de startups nos municípios participantes, instigando, na região, o desenvolvimento do potencial tecnológico. Durante o encontro, várias propostas foram apresentadas pelos representantes do órgão, visando o fortalecimento e ampliação dos projetos, entre as quais:

_ A viabilização de novos editais de inovação, novos cursos nas áreas de tecnologias, e que os municípios criem leis próprias e conselhos para fomentos de tecnologias;
- A constituição do FABLAB – Laboratório Público de Fabricação Colaborativa, Aprendizado e Inovação. Para tanto, existe a necessidade da obtenção de equipamentos para a criação do mesmo;
- A constituição do COWORKING – Espaço Físico Com Novo Modelo de Trabalho: Troca de Ideias, Compartilhamento, Networking e Colaboração;
- Realização de HACKATHON – Evento/maratona, onde equipes se dedicam a desenvolver a melhor solução, dentro do prazo, para um desafio proposto;
- Realização de STARTUP WEEKEND – Evento de imersão e oportunidade para compartilhar projetos, formar equipes e lançar negócios;
- Realização de TRILHAS DE STARTUPS ASRI NP – Cultura de Inovação e Tecnologia, e criação de potenciais de negócios;
- Realização de MISSÕES TÉCNICAS 2019 – Networking, com cooperação e intercâmbio de informações;
- Realização de CURSOS E PALESTRAS DE INOVAÇÃO – Como forma de democratizar a informação e a cultura de inovação;
- Realização de MEETUPS & WORKSHOPS – Promovendo a interação entre IES – Instituições de Ensino Superior, e empresas e startups;
- Realização da Feira GENIUSCON 2019 – Feira de Empreendedorismo e Inovação do Norte Pioneiro;
- Para que as metas sejam realizadas, necessário é a obtenção de investimentos no valor de R$ 1.975.000,00.

Além da Prefeita de Andirá e da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, também estiveram presentes várias outras autoridades da região, entre as quais: a  vice-prefeita, secretária municipal da Educação e Cultura, e coordenadora do Comitê Municipal Gestor da Micro e da Pequena Empresa de Cambará, Claudia Batista;o vice-prefeito da cidade de Bandeirantes, Dr. Luiz Comegno; os prefeitos municipais de Jacarezinho, Dr. Sérgio Faria e de Santo Antonio da Platina, José da Silva Coelho Neto, além do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.