A forte chuva desta terça-feira (17) que assustou moradores de várias comunidades de Andirá  atingiu mais fortemente uma região que já sofre com inundações há muitos anos: a rua Rondônia e demais anexos, principalmente, na baixada da rua. O local recebeu obras realizadas pela prefeitura em anos anteriores, mas, não foram suficientes para equacionar de vez os problemas, segundo informaram moradores que viram casas sendo invadidas pela água da enxurrada. Fotos e vídeos foram encaminhados pelos moradores para representantes da prefeitura. Na manhã desta quarta-feira, a Prefeita Ione Abib reuniu-se no gabinete com secretários, vereadores e equipe para estudar um plano estratégico para resolver a demanda.

Após a reunião eles foram até o local, onde conversaram com os moradores e averiguaram as demandas. Eles observaram que os problemas mais intensos são resultados do entupimento de manilhas de captação de água, logo no início da rua, na parte superior, o que acaba não segurando a água, que desce forte e acaba invadindo casas. Moradores chegaram até a montar pequenas “barricadas” de terra para segurar a água para não entrar nas residências. Há caixas de contenção entupidas, com muita terra. Vários moradores pediram uma solução de urgência no bairro, com receio de que as chuvas de verão intensifiquem os problemas na localidade.

A Prefeita informou os moradores que a prefeitura fará, em caráter de urgência, a limpeza para facilitar  o escoamento de água em vários pontos de tubulações entupidos. Mas também informou que buscará um projeto com empresa especializada, para que equacione os problemas de forma efetiva. O secretário de Viação e Serviços Públicos, Adilson dos Santos, listou uma relação de demandas de coletas de entulhos, galhos e cortes de mato na localidade. Estiveram no local, além da Prefeita e do secretário de Viação, os vereadores Valdira Lauton, Pépe, além do presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Dragone. O secretário de Obras e Urbanismo, André Maluzzi, também esteve presente. Eles também passaram pela Rua Mato Grosso, onde conversaram com moradores e listaram demandas.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM