O Prefeito José Ronaldo Xavier anunciou que chegou mais de R$ 500 mil em liberação de recursos, provenientes de emendas parlamentares, ao município de Andirá. Todo o recurso será destinado à Saúde. O primeiro, de R$ 190 mil, fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal, André Vargas. A segunda emenda veio do deputado federal Nelson Padovani, no valor de R$ 142 mil. Ambas, para aquisição de equipamentos. Já a terceira emenda liberada é do deputado estadual Jonas Guimarães,  no valor de R$ 240 mil, para aquisição de veículo de transporte. “A saúde é uma área sensível, que temos buscado todas as forças para conseguir melhorias. Conseguimos arrumar todos os postos, estamos com o concurso aberto para médico, adquirimos veículos, temos equipado as unidades básicas, mas, sabemos que as demandas sempre são grandes neste setor. Por isso temos corrido atrás de recursos. Quero agradecer aos deputados que ouviram nossos pedidos e se dedicaram na disponibilização das emendas para o nosso município ”, destacou o chefe do executivo.

Além destes valores, o prefeito também enalteceu uma parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, que liberou um recurso de R$ 86 mil para que o município pudesse adquirir equipamentos, como: ventilador pulmonar, eletrocardiogramna digital, laringoscópio com fibra ótica, desfibrilador cardíaco e quatro aparelhos respiradores manuais (dois adulto, um neonatal e um infantil), oxímetro de pulso e um estetoscópio. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Diego Domingues, o recurso já está nas contas e o procedimento licitatório já está em andamento.  Ele atribuiu estas conquistas aos trabalhos de articulação política realizada diretamente junto aos parlamentares e aos governos do Estado e Federal: “Graças aos contatos da administração com os outros entes, estadual e federal, que temos buscado estas conquistas”, enfatizou Domingues.

Campanha H1N1

O Secretário de Saúde informou, também, que aguarda a chegada dos lotes de vacinas para poder realizar a Campanha contra a gripe H1N1, em todo o município. O “Dia D” ainda não tem data definida. Ele informou que o Governo Federal encaminhou 2700 vacinas que já foram aplicadas nos públicos alvos prioritários. Agora, segundo ele, é preciso esperar o posicionamento e distribuição ao município, para que se possa promover a mobilização. O que deve acontecer nos próximos dias.