O deputado federal Diego Garcia (PHS) esteve nesta segunda-feira (14), em reunião com o Prefeito José Ronaldo Xavier e com a primeira-dama, Ana Lúcia, no gabinete, articulando forças para agilizar recursos federais e projetos de interesse do município. O parlamentar – um dos principais parceiros de Andirá – veio à cidade para mais uma vez se colocar a disposição em torno de projetos e recursos federais. Mas o encontro teve, também, outra importante meta: apresentar a equipe técnica da Facop - Fundação de Anseio e Conservação do estado do Paraná - instituição educacional paranaense, com sede em Almirante Tamandaré,  que aplica cursos profissionalizantes gratuitos, de acordo com as necessidades de mão de obra qualificada em várias áreas, visando ampliação e dinamização do fluxo no mercado de trabalho local.

O interesse da empresa é construir uma grande unidade educacional em Andirá e quer ajuda da prefeitura na sessão de terreno em comodato. Xavier, que já havia visitado a sede da instituição na cidade de Almirante Tamandaré, juntamente com o deputado, mostrou duas opções de locais em Andirá que poderiam servir para implantação da escola. Um projeto grande que pode marcar pela ousadia na oferta de cursos de qualificação profissional.

O Prefeito também pediu ao deputado que ajudasse na articulação da liberação de outra parte dos recursos do Funasa, referentes à troca de tubulações na cidade – uma das maiores obras, neste ano de 2015 -. Os recursos federais são liberados em partes, de acordo com cada fase da obra. Mas, segundo o prefeito, os trabalhos podem  paralisar caso o Governo não libere o próximo lote de valores estipulados. Segundo o diretor – presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Luiz Carlos Demarchi, a finalização da troca das tubulações de Andirá, que datam de mais de 40 anos, é urgente, pois mais de 70 mil litros de água são perdidas, por hora.  Diego se comprometeu em articular forças para que seja feita a liberação o mais rápido possível. Durante a reunião, a assessoria informou a liberação de um recurso de mais de cem mil, que o município aguardava, referente ao Tubo Arnico, instalado próximo ao Clube Anos Dourados.

Para o prefeito, as articulações e intervenção do deputado têm ajudado muito a cidade de Andirá. “Temos muitas ações importantes para a comunidade acontecendo. E o apoio do Diego tem sido fundamental. Ele é um deputado municipalista, que está sempre entrando em contato, acompanhando nossas demandas, se colocando a disposição, articulando ajuda. Quanto a esta ação de apoio a instituição educacional que tem a pretensão de vir pra Andirá, se der tudo certo, vamos dar todo o apoio necessário, pela dimensão social que ela pode proporcionar”, destacou. Só neste ano de 2015 – mesmo sendo o primeiro ano de mandato do depuatdo -, a cidade de Andirá foi contemplada com R$ 950 mil em emendas, sendo R$ 600 mil para a reforma do Ginásio de Esportes José Elis Feliciano - Morcegão (que já foi liberado pelo Governo Federal e agora, encontra-se no processo de trâmite na Caixa Econômica Federal) e R$ 350 mil para a Saúde, que segundo o Ministério da Saúde, deve ser liberado até o dia 31 de dezembro.