A Prefeitura Municipal de Andirá promoveu na tarde desta segunda-feira (28), na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública sobre metas fiscais referentes ao II Quadrimestre de 2015. O encontro, coordenado pela diretora do Departamento de Contabilidade, Simoni Zanon, contou com a participação do prefeito José Ronaldo Xavier, Secretários do governo, funcionários da prefeitura e os vereadores José Odair Bonacin, André Rossato, Paulo Alves, Wagner Calixto e Gilmar Leonardo. A Audiência serviu para traçar uma análise de conjuntura das receitas e despesas prospectadas para este período e segue um instrumento regido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com as informações apresentadas a estimativa de receita para o ano de 2015 é R$ 48.763.202,00. Só neste quadrimestre as receitas ficaram em R$ 14.412.727,00. De janeiro até agora, o acumulado de receita do município ficou em R$ 29.598.219,00. Um total de 60,70% do estimado. Já com relação a despesas, o valor prospectado para este ano é de R$ 57.551.055,00. O valor das despesas excede pois neste exercício constam dois valores referentes ao superávit. Um no valor de R$ 6.542.011.00 e outro, no valor de R$ 2.245.842,00.  Neste quadrimestre foram gastos R$ 16.332.729,00 com despesas.

De todas as Secretarias do governo, a Educação é que mais teve gastos. Dos R$ 12, 7 milhões do orçamento; já foram gastos cerca de R$ 3,7 milhões, só neste quadrimestre. De janeiro até agora, foram pouco mais de R$ 7, 3 milhões. Saúde vem logo em seguida. Dos R$ 12,2 milhões orçados, R$ 3,9 milhões já foram gastos com despesas. De janeiro até agora, a soma passou dos R$ 7,1 milhões. Serviços Urbanos é a terceira secretaria com maior soma de valores. Com um orçamento neste ano de R$ 7,8 milhões, foram gastos neste quadrimestre R$ 1,6 milhão. De janeiro até agora, foram gastos nesta secretaria R$ 2,8 milhões. Mas a diretora do departamento contábil deixou claro que este orçamento consta um valor de R$ 2,8 milhões, referentes ao convênio com o Funasa (de troca de tubulações), que está dentro do orçamento desta secretaria pois é o município quem está executando.

Simoni ainda destacou a gestão contábil do Fundo de Previdência (Funpespa) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).