Os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida (Sub 50), estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (29), no Cine Teatro São Carlos, para receber as informações a respeito do retorno do andamento das obras de construção das moradias, que foram paradas em dezembro do ano passado, depois da desistência contratual da antiga construtora. Assim que foi informado sobre as paralisações dos trabalhos, o prefeito José Ronaldo Xavier entrou em contato com a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, pedindo a solução e substituição da construtora, o que ocorreu nos últimos dias. Hoje, a Construtora Martins, está tocando as obras.

Durante o encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), os beneficiários foram informados sobre os andamentos das ações. O representante da empresa, Valter Inácio, explicou os procedimentos: “ Estamos aqui para retomar as obras. Podem confiar em nós. Nosso desejo é que termine o mais rápido possível”. Ele foi questionado se poderia receber visitas das famílias contempladas para acompanhamento. Antes, apenas a comissão de moradores, é quem podia fazer esta vistoria. “Claro que pode. Só pedimos organização. Não pra todo mundo ir ao mesmo tempo. Ali é um canteiro de obras. Corre-se risco. Se tiverem alguma dúvida, também podem recorrer ao CRAS. Fazemos exatamente como está no projeto”, disse Inácio.

A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, aproveitou o momento para reiterar que a paralisação das obras em dezembro foi motivada por desistência da empresa. “Só agora que a parte burocrática para oficialização do termo de desistência e contratação de outra empresa pode ser feita pela Cohapar. Agora vai dar tudo certo. As obras já reiniciaram e até dezembro, segundo estimativas da construtora, já estaremos entregando as chaves da tão sonhada moradia”, declarou.
A Prefeitura também tem a incumbência de fazer o gerenciamento das atividades do projeto técnico-social. Por isso, reuniões periódicas são realizadas pela Ação Social com os beneficiários, pautando vários temas. Hoje, o tema abordado durante o encontro, ficou por conta do Departamento de Vigilância Sanitária. A Técnica Verônica Rodrigues Ferreira, falou sobre: cuidados com a casa, limpeza de terrenos para não acumular entulhos e possibilitar avanço de animais peçonhentos, procedimentos de embalagem de recicláveis, dengue, entre outros temas relacionados.

De acordo com Rosimara Patrícia Olimpio, uma das beneficiárias e membro da comissão de moradores, as informações debatidas e os questionamentos sanados foram importantes: “ Não tivemos mais dúvidas. Eles foram bem claros nas informações. Tenho acompanhado as obras e o andamento do trabalho está exatamente como falaram. Toda semana estou lá e eles tem sido muito educados com a gente”, destacou.

O encontro também contou com a presença do Engenheiro e Secretário de Obras da Prefeitura, Luiz Antônio Possagnolli (Neno); Engenheiro da Cohapar, Lúcio Bonancim; Técnica Social, Renata Zanariam; Tadeu Goulart Filho, Técnico responsável pelo Programa Sub 50, na Coahpar; Gleyse Aparecida Picolo Coimbra Botega, diretora do departamento de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; além de toda equipe do CRAS, quem faz os trabalhos diretos de acompanhamento aos moradores.