Decoração alusiva, fitas no peito e muitas orientações. A campanha nacional do “Novembro Azul”, que tem o objetivo de levar informações sobre a importância dos cuidados na saúde do homem, começou nesta terça-feira (03), em Andirá. Para firmar o debate, a Prefeitura Municipal promoveu a abertura oficial, no saguão de entrada do prédio do governo. A ação foi coordenada pelo prefeito José Ronaldo Xavier e pela primeira dama, Ana Lúcia, que promoveram um café da manhã, mobilizaram os funcionários e anunciaram o ciclo de agendas durante todo o mês, com o objetivo de proporcionar informações e atendimentos para os homens da comunidade.

O chefe do executivo, que também é médico, falou sobre as principais doenças que assolam a saúde do homem e deu destaque aos altos índices de câncer de próstata no país. Ele não poupou palavras ao falar da importância dos exames do toque e de sangue, na detecção de tumores. Ele explicou que cerca de 7% dos homens em todo o Brasil têm câncer de próstata e alertou que a doença pode ter 80% de cura se diagnosticada de forma precoce. Xavier relatou que que homens com idade acima de 50 anos devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina. A recomendação, porém, é de que seja feito mais cedo se o paciente tiver histórico da doença na família, já que o principal fator de riscoé a hereditariedade. A doença pode ser diagnosticada por meio do toque e de exame de sangue específico - dosagem sérica do PSA, que deve ser feito uma vez por ano.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão neste período com várias ações, entre as quais, distribuição de materiais informativos e exames PSA.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais freqüente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.