Uma das apostas da Prefeitura de Andirá, a partir deste ano, é o turismo. No senso comum, pode-se perguntar: pra que investir nesta área? Ou afirmar: Nós temos pouco, ou, quase nada de atrações turísticas. É aí que muita gente se engana. O que faltava era planejamento, visão de empreendedorismo e apoio do governo para o desenvolvimento do setor. Com o intuito de ampliar espaços de mercado de trabalho, propor renda a população, tornar o município referência e atração regional, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo está levantando a bandeira de projetos e diagnósticos de potenciais e encontrando, neste levantamento, uma série de possibilidades em Andirá. E mais: apoio do Governo Federal. Isso por que o Ministério Turismo tem recursos e ações para os municípios. Turismo de eventos, Turismo Religioso, Científico, Esportivo, Turismo Gastronômico, Turismo Cultural.

As potencialidades são diversas, como explicou a secretária municipal, Sueli de Fátima Ribeiro Nardoni, que assumiu a pasta há pouco mais de um mês e está se dedicando a reformulação da ótica antes empregada ao setor, no município. “Andirá não tinha nada de políticas públicas voltadas ao Turismo. É um grande caminho para conseguirmos opções de geração de emprego e renda. Nem no mapa do turismo, necessário para receber recursos, a cidade estava inserida. Então, estamos começando do zero, mas, já com grandes conquistas”, destacou ela, referindo-se ao fato de que parlamentares já direcionaram emendas este ano para a secretaria. “Nós queremos que a cidade cresça como potencial turístico, gerando oportunidades ao povo”, disse.

Encontro de Gestores

O debate sobre as possibilidades econômicas do setor foram apresentadas durante o Encontro Estadual de Gestores de Turismo, entre os dias 16 a 18 de março. O evento, que aconteceu em Curitiba e teve como tema: “Construindo destinos turísticos de sucesso”, foi voltado aos prefeitos e gestores municipais de turismo de todo o Paraná. Entre as atividades, os participantes contaram com apresentações das experiências exitosas em prefeituras, durante o Salão Paranaense de Turismo, Palestras, Encontro de Líderes Públicos e Feira de Negócios/Mostra das regiões turísticas.

Nardoni foi uma das gestoras a integrar o encontro. Ela apresentou ao Diretor Presidente da Paraná Turismo (órgão do governo do Estado), Manoel Jacó Garcia Gimenes, as prospecções elencadas para o setor em Andirá. A secretária aproveitou para pedir a inserção do município no mapa turístico do Paraná. Entre os vários projetos simultâneos que estão sendo articulados, destaque para o “Feirão do Domingo da Facia”, que começa no dia 23 de abril. A idéia é dar funcionalidade para o equipamento público que fica o ano todo abandonado. “A Prefeita Ione pediu que colocássemos atrações contínuas lá na Facia. Então, vamos unir as forças, levando atrações e proporcionando aos nossos comerciantes possibilidades para ampliar economia”, destacou ela, informando que o Feirão será uma atração regional, uma vez ao mês, com atividades artísticas, exposições, stands dos lojistas, parque de alimentação, atividades dos criadores de cavalos (mini rodeio e prova de tambor). Durante a viagem, à capital, Curitiba, a secretária também participou de um encontro com coordenadores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).  A agenda foi pedido da própria prefeita, a respeito do aeroporto da cidade.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM