Os artistas que compõem o grupo Teatro de Tábuas inspiraram e encantaram mais de 700 crianças, de 06 a 10 anos, estudantes do 2º aos 5º anos do ensino fundamental que estudam na rede pública municipal de Andirá, nesta última segunda-feira, dia 24. Eles participaram de um espetáculo de contação de histórias, envolvendo música, muitas brincadeiras e muitos sorrisos. O evento, que aconteceu no Cine Teatro São Carlos, nos dias 23 e 24 (segunda e terça-feira) contou a história “A menina e o pássaro encantado”, de autoria do pedagogo e escritor Rubem Alves (1933-2014), numa realização de parceria do Circuito Cultural Duke Energy com a Prefeitura de Andirá.

Em Andirá, os estudantes serão atendidos com dez sessões no Cine Teatro São Carlos. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, o espetáculo se soma às ações de contação e leitura, já desenvolvidas pelo município. “A contação de histórias contribuiu no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo o desenvolvimento infantil, a socialização e o respeito. Recebemos diversas atrações culturais proporcionadas pela Duke Energy e estamos ansiosos para esta nova apresentação”, diz. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Vania Zenerato, também enfatiza a importância para a dinamização do processo de ensino – aprendizagem: “Além de incentivar os projetos que já estão acontecendo nas escolas, é muito importante as atividades culturais de leitura, escrita e contação de história”.

Segundo a professora, este é o terceiro ano consecutivo que os projetos culturais do grupo, com apoio da Duke Energy, são apresentados na comunidade. Em 2014, foi o espetáculo ‘A lenda da Gralha Azul’ que encantou; no ano passado, o público se divertiu com ‘Os segredos do rio’.

Sobre a Obra

“A menina e o pássaro encantado” é uma tocante história sobre emoções e momentos sempre presentes em nossas vidas: amor, despedidas, saudades, reencontros, alegria e tristeza. Rubem Alves – que a escreveu após ver uma criança chorando ao se despedir de alguém – brinca com as palavras para tocar fundo o coração. O autor, que também é filósofo e teólogo, foi parceiro do Teatro de Tábuas que faz, neste ano, esta homenagem como forma de reverência e gratidão.