A noite desta quarta-feira, 11, foi pra lá de especial para os ativistas culturais de Andirá. Isso por que a Prefeitura Municipal, promoveu um primeiro encontro para realizar um diagnóstico dos cidadãos da comunidade que desenvolvem cultura. A meta, segundo informou o jornalista e Secretário Municipal de Comunicação, Tiago Dedoné, é possibilitar uma retomada das ações de democratização cultural na comunidade. "O encontro foi muito especial. Reunimos pessoas que sentem a carência de projetos na área, têm muito o que neste processo de reestruturação e só estavam esperando uma oportunidade para mostrar seus talentos e dialogar mais a respeito", destacou.

Artistas de diversas áreas, lideranças de movimentos sociais, jovens católicos e evangélicos que desenvolvem ações culturais, militantes políticos da área, gestores públicos e apaixonados pela cultura estiveram presentes na reunião, realizada na sede da Prefeitura. "Quando passo em frente ao Cine Teatro São Carlos, maior patrimônio cultural de nossa cidade, dói em ver que o espaço não está respirando cultura. É preciso pensar numa ação emergente de retomada daquele lugar, colocar artistas lá, o dia todo, seja com cursos de formação, seja para os próprios artistas expressarem-se nos seus ensaios de grupos. Aquele lugar é o território de cultura. Por isso, uma de nossas propostas é levar todo o setor administrativo da cultura municipal pra lá", destacou Dedoné.

O evento é uma marco importante desta retomada da cultura. E não vai parar por aí, como destacou que Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier. Na próxima semana, o governo já promove o segundo encontro e, desta vez, será no Cine Teatro São Carlos. De acordo com a Primeira Dama, os debates com os ativistas culturais de Andirá têm objetivos: construir de forma democrática e participativa, o processo de gestão da cultura de Andirá, reativando o Conselho Municipal de Cultura; criando o Plano Municipal; articulando as forças políticas com parlamentares parceiros de Andirá para auxílio na conquistas de projetos e recursos das esferas estadual e federal; desenvolvimentos de projetos envolvendo as mais diversas manifestações e expressões de cultura local; diagnosticar os talentos da área existentes.

Banda Marcial

Um dos pontos fortes do debate foi a Banda Marcial Municipal, um dos lírios dos olhos da Primeira Dama e que não está em funcionamento. A Banda já deu grande orgulho, por muito anos, para a população da cidade. Por isso, uma iniciativa está sendo pela prefeitura: convidar os antigos músicos e musicistas, para novamente participarem, mesclando antigos e novos integrantes. E a resposta ocorreu ontem. Vários artistas que brilharam em épocas anteriores participaram da reunião desta quarta-feira. Momentos de saudosismo e até de emoção pairou no local, com relatos dos tempos áureos da potência que era a Banda Marcial de Andirá.

Um pacto de união pela cultura e pela reativação da Banda aconteceu nesta reunião, o que inspirou os artistas. Segundo o músico Ercole Martelli, uma das maiores referências em cultura na comunidade e antigo participante da Banda, o pessoal saiu muito animado com as iniciativas.

O encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Sirlei de Freitas Aguiar e a diretora do Departamento de Cultura, Professora Sônia Endo, que apresentaram uma análise de conjuntura da situação da cultura hoje e as prospecções de projetos que estão sendo pensados para a área. Todos os participantes destacaram suas leituras com relação a situação da cultura e colocaram -se a disposição para ajudar neste processo de retomada das políticas públicas no setor. Para Dedoné, este o momento de ampliar diálogos com os ativistas culturais, gerenciar planos de gestão estratégica para potencializar a área, desenvolver projetos e ir em busca de recursos. "Se tiver que ir, vamos pra Curitiba, para Brasília, para onde for necessário. Mas, é preciso articular uma Força Tarefa para que Andirá torne-se, novamente, uma referência em ações culturais. Mais do que isso: a cultura salva, liberta, emancipa. Então é a nossa obrigação cuidar melhor dos nossos equipamentos públicos e da nossa comunidade cultural, incentivando e proporcionando condições de políticas efetivas".

A próxima reunião será na quinta-feira, dia 18, no Cine Teatro São Carlos. É aberto a todos os interessados.

Fonte: Secretaria de Comunicação