A Prefeitura de Andirá está articulando a inserção da cidade no mapa do turismo. Até então, Andirá não estava inserida na relação de cidades que são contempladas com recursos e projetos para esta área, que tem crescido bastante e gerado emprego e renda. O município também não fazia parte da Instância de Governança Regional, coordenado pela Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi). Esta é outra área que a Prefeitura tem mobilizado no planejamento de gestão, buscando a implantação de alternativas de empregos para a população. Um das ações necessárias é o diagnóstico das potencialidades turísticas de Andirá. Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo está mobilizada no fomento do levantamento dos potenciais nas diversas áreas, entre os quais, o turismo de eventos, turismo religioso, turismo cientifico, turismo cultural, gastronômico, esportivo.

A Prefeita de Andirá, Ione Abib, tem cobrado a rapidez nas articulações de projetos para esta área. Isso por que há recursos federais que podem ser captados. Recentemente, recebeu a informação que o deputado federal Alex Canziani disponibilizou uma emenda de R$ 250 mil para reforma  do Centro de Eventos Comendador Guido Veltrini (Recinto da Facia). Com o recurso e com a reforma, projetos de atração turística poderão ser mais potencializados no espaço. Recentemente a secretária encaminhou ao Governo Federal, a relação de atrações, eventos, das diversas secretarias que atraem público regional e potencializa políticas de gestão turística.

Nesta última quinta-feira, dia 08, a secretária representou a Prefeita na Oficina do Plano Operacional  do Paraná Turismo. O evento, que aconteceu na Banzai Fest, em Bandeirantes, e reuniu gestores municipais de turismo de diversas cidades da região, foi promovido pela Secretaria do Esporte e do Turismo, por meio da Paraná Turismo, pela Câmara Técnica  do Cepatur (Conselho Paranaense do Turismo), em parceria com o Sebrae, Paraná Conventions, FIEP, Fecomércio, Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Atunorpi.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Andirá, Sueli Nardoni, o encontro foi uma oportunidade para ampliar informações, além de consolidar a inserção de Andirá no mapa do turismo nacional. “Já estamos perdendo recursos por Andirá não estar no mapa. Essa é uma ação estratégica, para podermos conquistar recursos, projetos e ampliar espaços de geração de emprego e renda na cidade”, disse, informando que outros projetos na área já foram protocolados no Governo Federal e esperam aprovação, entre os quais, Restaurante de diversidade Gastronômica, no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida; Casa do Artesão, na proximidades da BR 369; o Portal de Entrada na cidade. "São propostas voluntárias que foram abertas e nós inserimos o município de Andirá. Agora, esperamos aprovação. Estamos atentos a todas as oportunidades que vão surgindo e estamos cadastrando o município, para não correr risco de perder recursos", destacou.

Entre os temas abordados no encontro, destaque para: Turismo no contexto Paraná – Brasil; Atualização no mapa do turismo brasileiro; Paraná Turístico 2026 – Planejamento e Operacionalização; Planejamento Regional.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom