A Prefeitura de Andirá está se tornando referência em busca por modernização do sistema administrativo. A afirmação veio dos gestores do Sebrae, que estão acompanhando vários projetos desenvolvidos simultaneamente no município com o intuito de mudar a ótica do formato de gestão, tornando-a mais transparente, mais dinâmica, e com resultados mais efetivos. Entre estas várias ações, o setor de Administração (que engloba várias áreas, entre as quais,  Compras, Licitação, RH, Protocolo, Informática), juntamente com setores como Finanças, Contabilidade, estão passando por cursos de formação, propiciando diagnósticos e estratégicas de melhorias na eficiência da gestão.

Na última segunda-feira, dia 02, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, todas as secretarias do governo estiveram mobilizadas numa formação sobre os processos de compras públicas, licitação, orientações jurídicas. O evento serviu para ampliar o norteamento administrativo das secretarias, mostrando cada passo dos processos, para que diminua possibilidades de erros e melhore a eficiência. O encontro foi mediado pelo secretário de Administração do município, Marcos Cesar Caetano Pimenta, que tem trabalho na aplicação de um planejamento de gestão aportado em muito diálogo e participação dos servidores na nova estruturação da gestão.

Segundo ele, esta autonomia e reconhecimento dado aos profissionais servidores fazem a diferença, já que a partir deste formato, todos atuam democraticamente na formulação de mecanismos e idéias para  modernizar o sistema. E tem dado certo. Reuniões constantes são promovidas para ouvir os servidores e aplicar ações.  No encontro desta segunda-feira, os responsáveis pelas áreas diversas do setor administrativo apresentaram os procedimentos organizacionais dos trabalhos. Além de todos os Secretários e seus representantes dos setores de compras, a Controladoria do município esteve presente. A Procuradora do município, Dra. Paula Peres, também explanou sobre os aspectos jurídicos que orbitam pelos processos e deu orientações acerca.

A Prefeita, Ione Abib, acompanhou o encontro e enfatizou a importância dos procedimentos corretos para garantir cada vez mais eficiência e transparência, obrigações do poder público municipal. Ela agradeceu e parabenizou os servidores pela dedicação nesta fase de modernização da gestão, e ao apoio do Sebrae, na capacitação e orientações.

O Secretário de Administração, responsável por este renorteamento dos formatos de gestão interna, destacou que a missão é buscar tirar um “velho conceito de tradições” que, segundo ele, era preciso romper para modernizar. “O curso de cumpras públicas foi uma parceria da prefeitura com o Sebrae. Havia a necessidade de capacitar os servidores e criar um prosseguimento de compras, uma política de compras na administração municipal. Houve um diagnóstico das falhas e eficiências e foi trabalhado para encontrarmos soluções para facilitar e desburocratizar o processo licitatório”, destacou. “Hoje, tudo é registrado através de protocolos, que podemos acompanhar através de sistema próprio o andamento do processo. Tudo ficou mais rápido e passamos a ter informações para gerenciamento. A próxima etapa é aumentar a participação de fornecedores locais nas compras da prefeitura, para que o dinheiro fique em nossa cidade. Este é apenas o início dos trabalhos e já estamos trabalhando em outras etapas junto ao Sebrae para que Andirá se torne referência. Nos próximos meses, todas as licitações serão gravadas em vídeo e áudio para demonstrar a transparência da atual administração em relação as compras”. O Secretário enfatizou, ainda, que até o final do mês de novembro, a Prefeitura  irá divulgar o calendário das licitações que irão acontecer no ano de 2018, facilitando, assim para os fornecedores saberem antecipadamente o que e quando o município irá comprar.

O apoio do Sebrae

Tem sido muito importante  e estratégico o apoio do Sebrae nesta nova gestão da Prefeitura de Andirá. O apoio tem sido em várias áreas. No último mês, a capacitação foi os servidores do setor da administração, coordenado pelo consultor Alcione Marques Fernandes. Ele destacou que esta visão de gestão do poder público municipal tem importantes objetivos: “ A equipe é muito boa, dedicada. Está muito aberta para aprender e fazer. A gente percebe o empenho. A proposta é fazer um planejamento anual de contas públicas. O foco, também, é viabilizar  compras locais, para fazer com que melhore a economia da cidade e precisava adequar algumas coisas. Além disso, o Sebrae vai ajudar as empresas locais”, destacou.