As contas da Prefeitura de Andirá referentes ao 3º quadrimestre de 2015 foram apresentadas na tarde da última quarta-feira, 29, durante Audiência Pública, nas instalações da Câmara Municipal. O encontro contou com pouca participação da população, além de alguns representantes de secretarias municipais, imprensa e do legislativo. Na oportunidade, foram divulgados os investimentos realizados em cada área de atuação do Executivo e as perspectivas para este ano fiscal de 2016. A prestação de contas começou com a divulgação dos balancetes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), sob coordenação de Aurenilson Cipriano; e do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Andirá (FUNPESPA), sob coordenação de Adriana de Fátima Pereira. Na sequencia, a chefe do departamento de contabilidade do município, Simoni Zanon, apresentou os dados referentes ao Executivo.

Ela passou por todas as informações entre as dívidas fundadas do município e a arrecadação das receitas correntes, tributárias, patrimoniais e das transferências. A Receita do quadrimestre foi de R$ 15.033.674,00 e a despesa R$ 16.970.14,00 Segundo ela, houve perda de receita durante o ano de 2015 – a estimativa era de R$ 48.763.202 e arrecadou R$ 45.207.326 -. Ela explicou a justificativa da queda: “O maior impacto na queda é pela operação de crédito que estava previsto vir no ano R$ 3,5 milhões e entrou somente R$ 215.567.00. Refere-se ao empréstimo do asfalto do Nova Andirá. Como as obras só iniciaram no final do ano, só foi liberado a primeira parte”. Pontos positivos estão na aplicação crescente de recursos em áreas prioritárias, a exemplo de saúde e educação. Nestes dois casos, os repasses foram acima do que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal: 23,56% para a Saúde (mínimo de 15%) e 27,44% para a educação (mínimo de 25%).

O prefeito José Ronaldo Xavier, por conta de outra agenda, não pode participar da Audiência, mas destacou o empenho em manter o equilíbrio das contas, trabalhando de forma responsável para garantir a prestação dos serviços à população, mantendo o equilíbrio financeiro. “É necessário estar atento com os ajustes necessários, especialmente neste período em que repasses do Governo Federal estão muito baixos, mas que não vão impedir a prestação de serviços da Prefeitura e de seus funcionários. Vamos continuar trabalhando, com o pé no chão, em favor do crescimento da cidade”, finalizou o prefeito.

Fonte: Tiago Dedoné / Secom