A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo - e em parceria com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, além da Cultura e Comunicação - , estão mobilizando, juntamente com alguns moradores da comunidade, um projeto estratégico de geração de emprego e renda no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida. O objetivo é criar uma Associação de produção de barrinha de cereais, com a matéria prima da banana. Além disso, investir na produção e profissionalização do artesanato, também feito das folhas da banana. O projeto é ousado. E esta já foi a segunda reunião para tratar do processo organizacional dos moradores com relação ao projeto.

Um ponto muito importante deste projeto é o fato de que Andirá foi, por muito tempo, referência na produção de banana. Havia mais de 70 produtores na cidade. Hoje, são uma média de 30. O objetivo, também, é voltar a fortalecer a cultura da produção da fruta, e possibilitar parcerias com a Prefeitura, que poderão fornecer para as escolas, centros de educação Infantil, projetos sociais, além de produzirem para a associação, que industrializariam a matéria prima, transformando-a em barrinhas de cereais.

Outras produções como o mel, aveia, entre outros ingredientes que comporiam as barrinhas, acabariam também incentivando os produtores locais. “Seria um circulo de investimentos, produção, colocando a região do distrito do Patrimônio como referência nesta produção. E o mais interessante é que teria total apoio da prefeitura, porém, os próprios moradores associados é quem iriam gerenciar e controlar os processos de gestão, produção, comercialização. Nosso objetivo é dar todo apoio necessário para que possamos gerar emprego e renda na comunidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni.

Nesta quarta-feira, dia 07, a Prefeitura levou ao Patrimônio o consultor do Sebrae, José Marques de Almeida, para que ele pudesse orientar profissionalmente sobre aspectos de mobilização de associativismo, marketing, produção, apoio do Sebrae e mostrasse exemplos que deram certo, os desafios enfrentados e as prospecções. Produtores de banana também participaram do encontro e destacaram a importância do projeto. Eles também elencaram situações complexas vivenciadas pelos moradores há muitos anos, como a falta de transporte e internet. Estes apontamentos, segundo a secretária, já estão no planejamento da Prefeitura para serem resolvidos. “A Prefeita Ione já está mobilizando a solução destes problemas, com um planejamento estratégico. Precisamos trazer oportunidades, em todas as áreas, para os moradores do Patrimônio. Estamos trabalhando integrados, em rede, como pediu a Prefeita, para que possamos ter resultados mais rápidos e mais eficientes”.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom