A primeira edição do projeto “Prefeitura nos Bairros”, promovido pela Prefeitura de Andirá, atendeu as expectativas dos organizadores e marcou, principalmente, pelo redirecionamento dos planos de ação das secretarias do governo. O evento, que aconteceu neste sábado (25), no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, agradou aos moradores que tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), com a Primeira Dama, Ana Lúcia Xavier e com os Secretários, a respeito das necessidades e demandas da comunidade. "Eu fiquei muito feliz. Moro há 47 anos no bairro e só dois prefeitos se preocuparam tanto com a gente. Um deles, foi o Dr. Xavier. Muita coisa melhorou nos últimos anos aqui. E hoje eu pude agradecer a ele. Mas também precisamos da ambulância aqui no Patrimônio e eu pedi pra ele resolver pra nós", disse Idelbrando Ruas, um dos mais antigos moradores da comunidade.

Desde que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, o prefeito organizou dois encontros com os chefes de secretarias, com o intuito de ajustar a organização do trabalho, que não se resume em apenas um dia de eventos por bairro, mas, em operações integradas de atendimentos antes e depois da atividade comunitária. “É importante enaltecer que a meta do projeto é melhorar a participação do poder público nas comunidades, ampliando soluções de demandas e, principalmente, tornando mais aberto e democrático o diálogo com a população”, destacou Tiago Dedoné, Secretário de Comunicação e um dos coordenadores do projeto. “Foi extremamente importante ver a população indagando o prefeito, apontando problemas na comunidade, mostrando o que esperam de atitude do poder público”, disse.

Ações

O Prefeito Xavier teve um espaço montando especialmente para o atendimento aos moradores. As secretarias, também. E foram diversas as ofertas de serviços disponibilizadas: aferição da pressão arterial, orientações e entregas de materiais informativos sobre a dengue, Tuberculose e DSTs, teste de diabetes, orientações sobre os benefícios do Cadastro Único da Ação Social, Orientações aos agricultores sobre o CAR e distribuição de mudas de plantas, orientações sobre remissão e parcelamento do IPTU, doação de livros infantis, apresentação cultural (grupo de capoeira), vários brinquedos paras crianças (pula pula; castelo inflável, tombo legal; piscina de bolinhas), atividades esportivas diversas. O SAMAE distribuiu de casa em casa informativos sobre as ações da Autarquia Municipal, com relação à água e às coletas de lixos; distribuição de sacolas verdes.

Também teve cortes de cabelo e tranças embutidas. Produção de pinturas e exposição de trabalhos. A Secretaria de Esportes promoveu uma Trilha de Ciclismo, mobilizando diversos atletas de Andirá, que abrilhantaram ainda mais a festa popular.

E agora?

Antes do evento deste sábado, as Secretarias do governo já estiveram no bairro, conversando com a população e realizando algumas obras de infraestrutura. Mas, agora, as demandas pontuadas pela população entrarão numa agenda de atividades para os próximos dias, dando prosseguimento às ações do projeto.

O Prefeito destacou que este trabalho é uma iniciativa muito especial, já que integra os serviços num só discurso: o de intensificar os atendimentos e garantir direitos à população. “Eu estou muito feliz por que pude debater de perto com os moradores sobre as demandas e soluções dos pedidos. Mais de 90% eram de coisas possíveis de resolver rápido. Então, tem que resolver já. Tem gente que tem dificuldade de ir até a cidade pra conversar com a gente e, com isso, nós agilizamos tudo. Tive a oportunidade de falar abertamente com os moradores sobre os meus sonhos para o bairro, entre os quais, a subprefeitura, que já está em estudo”, disse, empolgado o chefe do executivo.

Entre os vários requerimentos pontuados pela população, destaque para a área da saúde e infraestrutura, que tiveram maior pedidos de solução. O evento contou com a participação dos vereadores André Rossato (PTB), Alex Shibata - Sushi (PT). O Prefeito marcou para terça-feira (28), um encontro com o secretariado para analisar as demandas, programar as agendas de atividades e definir a nova comunidade a ser atendida com o programa, que deve acontecer no último sábado de maio.