Rede de Enfrentamento e Medidas Socioeducativas foram temas de encontros e debates da Ação Social, nesta segunda
Os servidores da Prefeitura de Andirá, por meio das secretarias de Ação Social, Educação e Saúde, juntamente com membros de conselhos municipais e representante do poder judiciário participaram nesta segunda-feira, dia 05, de encontros de debates sobre as políticas de proteção e intervenção social direcionados às crianças e adolescentes. No primeiro encontro, promovido no período da manhã na sede do Fórum, o debate orbitou em torno da Rede de Enfrentamento, com orientações e informações situacionais sobre o tema, propiciando a inter-relação entre campos como: Ação Social, Educação e Saúde, para efetivação das articulações de ações de proteção aos atendidos. A organização do encontro, que ocorre mensalmente e monitora as ações, foi do Núcleo Regional de Educação.
Já no período da tarde, o encontro foi na sala dos Conselhos, na sede da Secretaria. O tema foi Medidas Sócioeducativas e foi coordenado pela diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social em Curitiba, Angela Christianne Lunedo de Mendonça, que é pedagoga, bacharel em direito e especialista na área de políticas públicas. A ministrante atuou por vários anos ajudando no processo de estrutura do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCAE) - órgão do Ministério Público do Paraná – e além de decodificar o aspecto legal da medida socioeducativa, destacou exemplos de sucesso no país e orientou quanto ao objetivo social e de emancipação que precisa estar atrelado às proposições das medidas em cumprimento.
Ela também dialogou com os órgãos presentes sobre os desafios, enfrentamentos e as inter-relações possíveis, como, por exemplo, ações de diálogo intergeracional, com grupos de idosos. Ela explicou sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e o Plano Individual de Atendimento (PIA) que, segundo ela, vincula a intervenção..
Participaram técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), Projeto Esperança, Casa Lar, representantes da Secretaria de Saúde e do departamento jurídico do município.
AFAE
Na próxima quinta – feira (07) haverá um encontro entre os gestores para articulação de um plano de ação para aplicação da proposta AFAI (Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por medida socioeducativa) – Deliberações 020/2012 e 081/2013 CEDCA – cujo o objetivo é estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, podendo, também, ser aplicado para os que estão regime semi liberdade (como há caso, hoje, em Andirá) e os que estão em cumprimento em liberdade. Isso é concretizado por meio da oferta de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.