Notícias

Home / Cidade / Notícias

 

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Andirá, promovida nesta terça-feira, dia 30, resultou em propostas deliberadas para a estruturação da gestão do trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), para os próximos 10 anos, na comunidade. Além das propostas elencadas, foi referendada a nova gestão do Conselheiro Municipal e a escolha da representação do município na Conferência Estadual, que ocorre em outubro, em Curitiba.

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, a conferência, realizada a cada dois anos, é um espaço de participação popular, para avaliação da rede de serviços de assistência social no município, seus desafios, propostas e conquistas. O encontro, que reuniu funcionários dos departamentos atrelados à Ação Social, representantes de instituições comunitárias, imprensa e beneficiários de projetos do governo, foi marcado por esclarecimentos das políticas aplicadas na área. Inclusive, durante uma das explanações, a Conferência expôs uma ampla análise comparativa das propostas elencadas na edição passada e os avanços que ocorreram posteriormente.
Prestação de Contas

A palestra principal do encontro ficou a cargo da especialista em administração pública, Angela Chritianne Lunedo de Mendonça, de Curitiba, que abordou as discussões que orbitam em torno do tema central da Conferência. Outra atração do evento foi a participação do Projeto Esperança, que desenvolve políticas de proteção a Crianças e Adolescentes da comunidade e disponibiliza diversos cursos de artes. As apresentações musicais e danças, emocionaram os presentes.

Política Pública

O debate contou com a presença do Prefeito, José Ronaldo Xavier, que parabenizou os gestores pela organização e citou o empenho dos profissionais que integram o quadro, no processo de reformulação das políticas públicas. Para ele, Andirá é uma referência pelo modelo de gestão e pelo empenho da equipe, unindo ações técnicas e sensibilidade. “Os investimentos em assistência social feitos pela Prefeitura de Andirá têm superado os 7% do orçamento municipal. É um grande avanço. Uma atenção que coloca a cidade como uma referência regional”, explicou.

A Secretária de Assistência Social e Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier, fez uma prestação de contas das atividades desenvolvidas nos últimos anos e destacou que há muitos novos projetos prospectados para implantação no setor. Ela informou que o orçamento para a Assistência Social, delimitado na Lei de Diretrizes Orçamentária para este ano foi de mais de R$ 3 milhões. “Por isso nós conseguimos estar fazendo todo este trabalho. Por isso é possível ter toda equipe do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social -, CREAS – Centro de Referência Especializada em Assistência Social -, Casa Lar, CCI – Centro de Convivência dos Idosos -, Projeto Esperança, Casa dos Aposentados e todos os demais equipamentos que a gente mantém. E nós queremos fazer muito mais. Eu e o prefeito estamos de passagem. Mas, o que estamos conquistando é para hoje, amanhã e depois. É para o povo de Andirá”, destacou, enaltecendo, ainda, o apoio da Rede de Integração, criado numa parceria direta das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, para unificar ações e políticas públicas.

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação