As constantes chuvas que acarretaram no enchimento do Rio das Cinzas, na última semana, prejudicou demais a coleta de água bruta, devido ao excesso de areia depositado na entrada de captação. Está sendo necessária uma força tarefa, com atuação diária – inclusive sábado e domingo -, entre os profissionais do Sistema de Água, que estão trabalhando para resolver o problema que contribuiu para uma pane no sistema de água, prejudicando grande parte da população.  A complexidade está na necessidade de esperar o rio baixar para que haja segurança técnica para a realização dos trabalhos.  O que está sendo feito.

Mas, o problema não foi só a chuva forte que inviabilizou a distribuição nesta semana, forçando a distribuidora a ter que fazer um sistema de rodízio. Na sexta-feira, dia 27, o principal Poço Artesiano da cidade, o da Major Barbosa Ferraz, apresentou problemas técnicos. Segundo Alex Jussiane dos Santos, diretor do SAMAE, Imediatamente foi acionada a empresa que presta serviços eletromecânicos , entretanto, sem sucesso. “Foram realizados os procedimentos e substituídos os comandos do painel de acionamento, mas, sem resultados”.  As primeiras informações dão conta de que um raio pode ter queimado a bomba, sendo necessária a substituição total de moto-bomba. Mas a resposta concreta do ocorrido e a solução só será realizada a partir desta quinta-feira (03). Isso porque para a substituição é necessário que os técnicos da empresa especializada (Hidroingá poços Artesianos Ltda. – vencedora do processo licitatório) chega na cidade nesta quarta-feira e iniciam nesta quinta, no período da manhã, o que irá resolver grande parte dos problemas.

A pane no sistema de água ficou muito complexa neste último final de semana, quando a COPEL – Companhia Paranaense de Energia Elétrica efetuou o desligamento para reparos em sua rede, justamente onde ficam os dois outros poços, acarretando, assim, colapço no sistema de abastecimento de água potável. Segundo o diretor presidente do SAMAE, Luiz Carlos Demarchi, foi uma conjuntura de situações, ao mesmo tempo, que prejudicou o fluxo de produção, mas, destacou que toda equipe do Serviço de Água está mobilizada para a solução urgente.

Medidas de urgência

O Samae priorizou distribuição, com caminhão pipa, o hospital, escolas, creches, asilo, projetos sociais. O Poço artesiano, próximo ao SAMAE, também está atendendo a população que tem ido buscar água no local – nos horários fora dos horários do rodízio -. A Imprensa, Prefeitura, Câmara Municipal e a Promotoria Pública foram comunicados dos acontecimentos e ações de força tarefa para solução. A instituição também colocou som volante, explicando a população. Mas, ainda assim, muita gente não está tendo consciência da situação complexa da semana com relação a água e têm desperdiçado, lavando calçadas, principalmente.  Em vários pontos estão acontecendo isso, o que tem gerado revolta.