O departamento de Limpeza Pública do Sistema de Água e Esgoto de Andirá (Samae), realizou na última semana (de 06 a 10 de novembro), no Cine Teatro São Carlos, palestras de orientações sobre o Meio Ambiente, às crianças dos quintos anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. As ações foram coordenadas pelo diretor do departamento, Thiago Fregolão, e pelo engenheiro ambiental, Fernando Previatto Bazzo. “O projeto de educação ambiental nas escolas é um esforço para conscientizar a futura geração da importância que o meio ambiente tem para ela, e ao mesmo tempo, sensibilizar a geração atual devido à influência que as crianças exercem sobre os pais”, destacou o engenheiro. A resposta dos alunos foi imediata: muita interatividade e diversão. No final, além de um lanche especial, os alunos também receberam sacos verdes, para que realizem o lixo reciclável em suas residências.

No conteúdo programático, temas como reciclagem, alternativas de proteção a natureza, dengue, entre outras questões referentes à limpeza pública. Foram realizadas várias gincanas de incentivo a reciclagem, sempre com brindes de premiações. “O intuito foi levar às crianças uma maneira diferente sobre a abordagem deste tema, pois elas serão responsáveis pela fiscalização em suas casas”. Para a diretora da Escola Municipal Ana Nery, Maria Helena, este trabalho é fundamental para ampliar conscientização e proporcionar às crianças os meios e mecanismos para que eles ajudem a defender a natureza. “Foi maravilhoso. Na realidade é muito importante por que as crianças passam para os pais. É bom que eles saibam do que acontece na cidade neste sentido. Este ano nossa escola já contou com outro projeto, desta vez parceria com a UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná -, e que mobilizou toda comunidade escolar. Os professores, da área da pedagogia, trouxeram até doações de lixeiras de reciclagem para nós”, disse.

Os trabalhos deram certos e continuam. “Nós vamos tentar inserir no calendário escolar, a partir de 2018, e será na semana do Meio Ambiente. Nós precisamos muito intensificar as ações de conscientização. Pra ter uma idéia, Andirá produz 70 toneladas de materiais recicláveis, mas, só conseguimos reciclar 11 toneladas”, alertou Fregolão. Esta parceria com a secretaria de Educação, segundo ele, é de extrema importância, pois amplia os trabalhos pedagógicos, dinamizam o processo de ensino – aprendizagem e possibilita uma estratégica intervenção. "O projeto versa sobre vários eixos e vamos desenvolvê-lo com constante periodicidade".