Com o objetivo de melhorar o abastecimento de água na comunidade Santa Inês, o Sistema Municipal de Água e Esgoto de Andirá (SAMAE) está realizando obras de infraestrutura na rede de distribuição. De acordo com informações do diretor do Departamento de Água e Esgoto, Nelson Wolpi, já foi perfurado mais de 500 metros de vala, instalado 50 metros de rede 75mm, 236 metros de rede de 50mm. A obra foi iniciada no primeiro setor, entre as ruas Capixaba e Mandi. Os trabalhos tiveram início no dia 06 e tem prazo médio de conclusão de 30 dias. A Prefeita, Ione Abib, esteve na obra acompanhando as ações , juntamente com o Presidente do Samae, Antônio Carlos Pícolo Furlan e com demais servidores do  órgão.

Ela também conversou com moradores e acompanhou a realização dos trabalhos. A Prefeita também alertou a população que este ainda não é o início do esgoto, respondendo aos questionamentos de muitos moradores. Ela destacou que a Prefeitura tem feito um trabalho de muita dedicação em busca dos recursos e que a Santa Inês terá muito em breve sua infraestrutura de saneamento básico, um compromisso do município firmado com a população. Para todo ptojeto de saneamento do bairro e de outras regiões de demandas neste viés, a Prefeita e o Presidente do Samae já realizaram  a entrega do projeto a um deputado federal, que busca a viabilização da liberação do recurso. "O remanejamento da rede está dentro do previsto. As dificuldades estão nas árvores existentes nas calçadas, mas pela programação, até o dia 24, deverá estar assentada nesse setor e com a interligação; ou seja já com água na rede, para teste de estanqueidade. O benefício para a comunidade é a recuperação rápida na intervenção na região", destacou o presidente.

O Samae está realizando um trabalho muito sério na comunidade,  identificação das problemáticas  que mais impactavam a população e articulado planejamentos estratégicos mais eficientes e com resultados mais efetivos no atendimento à população. Hoje, por exemplo, não se vê mais notícias de queima de bomba e as constantes interrupções do fornecimento, que assolavam a realidade situacional da autarquia. Outro ponto importante da atual gestão é a economia na energia elétrica, que está contribuindo para minimização dos gastos públicos nesta vertente, sobrando mais recursos para aplicação em novas ações.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom