Andirá recebeu dois espetáculos teatrais na última semana, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação; a CTG Brasil e o Ministério da Cultura. As apresentações foram coordenadas pela Companhia Teatro de Tábuas, de Campinas, considerada a maior companhia teatral itinerante do país. Nos dias 08 e 09, segunda e terça-feira, um dos grupos da Companhia apresentaram o espetáculo Estradafora, numa carreta-auditório com cobertura inflável e capacidade para 140 pessoas, ao lado da Casa da Memória Prefeito Roberto Simoni. O ambiente chamou a atenção dos espectadores e proporcionou ao público conforto, segurança e recursos técnicos necessários para a realização de atividades artísticas com qualidade. Com sistema de segurança, ar condicionado, instrumentos de multimídia e um palco com cenário montado para proporcionar interação entre os atores e público.

Sob o comando dos atores Isis Teixeira e Adriano Russo, e com suporte de toda equipe, o primeiro espetáculo teatral da semana foi voltado para crianças e adolescentes e teve como norte temático o meio ambiente, a proteção da natureza, com texto, interpretação e cenário bastante divertido e interativo. Todas as sessões lotaram. As escolas municipais levaram os alunos, durante as sessões do dia. Já no período da noite o público composto, na maioria, por alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas Estadual Barbosa Ferraz e Municipal Ana Nery, tiveram a oportunidade de assistir uma sessão de cinema itinerante, instalado no mesmo espaço. O filme, brasileiro, estrelado por Lázaro Ramos e com o título de “Tudo o que aprendemos Juntos”, trouxe uma história baseado em fatos reais sobre superação e artes.

Já no dia 12 de maio, na sexta-feira, outro grupo da Companhia chegou a cidade. Desta vez, com uma carreta com mais de 20 metros, dois caminhões de som, uma banda musical, artistas de alto gabarito, cenário e iluminação da melhor qualidade. O objetivo foi apresentar à população o musical Amor, Mar e Fúria, que conta a história de um grupo de amigos, envoltos a temas como amor, conflitos de relacionamento, esperança. Um espetáculo lindo, de alto nível, a céu aberto. O local foi o mesmo da apresentação do grupo anterior: a Casa da Memória. “Nós tivemos a sorte de conseguir trazer para Andirá dois espetáculos teatrais, de alto nível, aberto a toda população, gratuitamente. Grandes atores, cenários e produções profissionais. Ficamos muito contentes com a vinda dos artistas e agradecemos a CTG Brasil e Ministério da Cultura, por pautarem os dois espetáculos para Andirá no roteiro”, destacou o secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné. A Prefeita, Ione Abib,  parabenizou e agradeceu os artistas, falou com as crianças do primeiro espetáculo sobre a importância da cultura e reafirmou o compromisso de investimento na área, com projetos sociais que democratizem acessos às artes, trabalhe prevenção e intervenção social.

Fonte: Da Seccom