Professores, estudantes universitários, pais de alunos, APMF, estagiários da educação, representantes do governo, imprensa e diversos outros atores sociais da comunidade de Andirá participaram de um evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nesta quarta-feira (22), nas instalações do Cine Teatro São Carlos. A meta do encontro foi promover uma Consulta Pública para apresentar o Plano Municipal de Educação, que terá validade por dez anos – podendo sofrer ajustamentos -.

A Consulta Pública Municipal está acontecendo em todo o país e dará base ao Plano Nacional de Educação, orquestrado pelo Governo Federal. O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier (PTB) esteve na solenidade. Ele demonstrou esperança no plano. “A Educação, no Brasil, vai ter um grande salto na próxima década. Muita coisa vai ser mudado. Vamos continuar lutando. Tenho certeza que é com a educação que vamos mudar o Brasil”.

A Secretária Municipal de Educação de Andirá, Profª Sirlei de Freitas Aguiar, enfatizou que  o debate caracteriza o momento de tratar a vida funcional. “A Educação de Andirá tem demonstrado sempre que ela não se furta do compromisso”.  A equipe da secretária promoveu, nesta mesma quarta-feira, no período da manhã, os debates dos tópicos do Plano Municipal, com os diretores e educadores das escolas. No período da tarde, aconteceu a plenária para apresentação e aprovação do texto, que agora será transformada em Lei e encaminhada para apreciação e votação dos vereadores.

O encontrou contou, também, com a participação da Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (que administra o setor em 11 cidades do Norte Pioneiro), Magda Cristina que, durante o discurso, enfatizou que Andirá tem cumprido todo o cronograma. “Estão prontamente atendendo todas as etapas. Esta é a etapa quatro, onde estão a oportunidade de refletir  e colocar todas as questões específicas. Precisamos que o projeto de Lei esteja pronto até o dia 24 de junho”, declarou. O poder legislativo, que por meio das comissões internas avaliarão o texto da lei, também foi convidado.