A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem desenvolvido uma série de projetos esportivos simultâneos, levando ações de qualidade de vida, mas, também, priorizando o resgate e intervenção social por meio deste importante instrumento de socialização, integração e mobilização que é o esporte. Em Andirá, já existe a escolinha de futebol, que funciona no Estádio João Hermógenes Andrade (Andradão); os grupos de exercícios nas academias aos ar livre, em várias comunidades, sob coordenação de professores da secretaria; os treinos de handebol, entre outras modalidades, que também são atrações durante a semana. Periodicamente acontece os circuitos de corrida de rua, que também será levado aos bairros; além do Campeonato de Futebol Municipal, cujo as rodadas seguem firmes mobilizando equipes e atletas amadores  da cidade, todos os domingos, no Andradão.

No período de férias escolares, a Secretaria de Esportes promoveu – em frente a Casa da Memória -, o campeonato de futebol de rua 3 x 3 – aquele com golzinho sem goleiro -. Muita diversão e participação das crianças marcou o evento esportivo que teve, também, um trabalho de orientação contra as drogas. De acordo com o secretário, Juraci Bernardino, o trabalho será estendido à todas as comunidades da cidade. Este incentivo à prática esportiva também ficou bastante evidenciado nos Jogos da Juventude, em que a cidade de Andirá levou o bronze (terceiro colocado), disputando na modalidade futebol suíço com várias outras cidades. Mostrou a força dos nossos atletas e o quanto a Secretaria tem de compromissos de continuar oportunizando aos atletas condições para o desenvolvimento.

Neste sábado, dia 29, outro projeto importante da secretaria de Esportes teve início e marcou pela grande participação. A Caminhada dos Avós, teve o objetivo de proporcionar uma manhã de integração, socialização e prática esportiva, em comemoração ao Dia dos Avós. A caminhada saiu da Praça Sblandiano Simoni (Praça da Feira da Lua) e seguiu pela Cesário Castilho, com suporte da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhou com ambulância e enfermeiros. O projeto teve a parceria da secretaria de Educação, que cedeu os ônibus para buscar os idosos em várias comunidades.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom