A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Saúde,  está realizando neste mês de agosto uma mobilização de conscientização sobre a importância da vacinação de adolescentes contra o HPV (vírus do papiloma humano) e também contra meningites.

De acordo com a Secretaria o foco da campanha são meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos, assim como pessoas de 9 a 26 anos vivendo com HIV, pacientes transplantados ou com câncer, e adolescentes que chegaram aos 15 anos sem completar as duas doses. O objetivo do trabalho é atuar preventivamente contra o câncer.

Os adolescentes também poderão receber a vacina contra a meningite. A idade para receber a dose da vacina é de 11 a 14 anos. A vacinação está sendo disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde e escolas. Para ampliar as informações e as vacinações, a equipe da Secretaria de Saúde  criou uma programação de atividades, com palestras e informes , diretamente, nas instituições de ensino. No dia 09 de agosto, as palestras aconteceram nas escolas municipais Ana Nery e Santa Inês; além do Colégio Estadual Stella Maris. No dia 14, as explanações e bate papo sobre o tema ocorreram na escola municipal Criança Feliz e no Colégio Estadual Durval Ramos Filho.

Já no dia 15, a palestra informativa aconteceu na APAE e, no dia 16, no Colégio Estadual Barbosa Ferraz. As explanações foram mediadas pelos enfermeiros  Mayara Oliveira Miranda Paludetto (da UBS Santa Helena), Silvia Mitie Ivahashi (UBS Vila Americana) e Eduardo Godoy Audi (UBS Santa Inês). Para a Secretária de Saúde, Ednyra Godoy, esta mobilização é muito importante para ampliação das informações e proteção contra o HPV e os cânceres relacionados a ele. Ela ressaltou que este trabalho nas escolas, de busca ativa, é uma estratégia afirmativa para que se possa fazer uma potencialização da imunização.

Vacina evita câncer, graves sequelas e morte

No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido ao HPV. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pela doença, principalmente pelo subtipo 16.

Dos casos de meningite contabilizados nos últimos 5 anos, 75% foram do tipo C. Ela apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com grande potencial epidêmico.

Fonte: Da Seccom