A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, esteve nas obras do programa Minha Casa, Minha Vida – Sub 50, nesta semana, averiguando o andamento dos trabalhos, conversando com os profissionais da construtora e confirmando a previsão de conclusão, que deve ser no mês de março. Ela esteve acompanhada do vereador André Rossato (PTB) e do Secretário de Viação e Serviços Públicos do município,  Carlos Alberto Rabito. “Estão ficando muito bonitas, muito bem construídas e acredito que muito em breve as famílias beneficiárias poderão receber a tão sonhada chave. É um sonho destas famílias, mas, também é uma grande satisfação nossa poder ajudar neste processo”, destacou a primeira dama.

As 50 casas populares são frutos de uma parceria do Governo Federal, Governo do Estado (Cohapar) e Prefeitura – que cedeu o terreno e a infra-estrutura -. A previsão era de terem sido entregues no ano passado, mas, a empresa ganhadora da licitação abandonou as obras e o processo teve que ser refeito, repassando os trabalhos para uma nova construtora. Agora, as casas estão em fase de acabamento e muito em breve já estarão concluídas. Os moradores contemplados visitam periodicamente as obras e também acompanham os trabalhos.

Desde o início do processo a Secretaria Municipal de Ação Social promove diversos encontros de integração, socialização e orientação às famílias.   São encontros em que os beneficiários são contemplados com palestras sobre Ambiente Social, Práticas de Proteção ao Meio Ambiente , Economia Doméstica, entre outros. Nesta semana, por exemplo, dois encontros marcaram mais uma fase desta ação de orientação. Na terça-feira, dia 26, e nesta quinta, dia 28, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre como funciona o processo de organização popular, como, por exemplo, comissões de reivindicação e associação comunitária. O objetivo, segundo a Secretária é proporcionar condições para que eles conheçam seus direitos e deveres e tenham consciência dos mecanismos organizacionais. “As orientações são muito importantes. É uma nova comunidade se formando. Desta forma, há ambiente social mais democrático e integrado”, concluiu.