Notícias

Home / Cidade / Notícias

Na última semana, durante os primeiros dias de governo, a Prefeita de Andirá, Ione Abib, pediu com que os novos secretários fizessem um levantamento da situação dos equipamentos públicos, projetos em andamentos e demandas estruturais. Nesta quarta-feira, dia 11, a equipe de profissionais das secretarias de Assistência Social e Obras e Urbanismo estiveram visitando a República dos Idosos, um projeto social que contém 12 residências e abriga idosos que necessitam de atenção especial. Além de residirem, eles são acompanhados pelos programas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Assistência Social  (CRAS) e vários deles participam do Centro de Convivência dos Idosos, onde passam o dia em atividades, com direito às refeições.

Apesar de o projeto ser uma grande iniciativa de intervenção social, há demandas estruturais  que precisam de atenção especial, segundo informou o Secretário Municipal de Obras André Maluzzi. Ele (juntamente com os membros da equipe da Assistência Social)  conversou com os moradores,  observou as estruturas e demandas de cada uma das residências, detectou urgências estruturais, e de atenção social. Em todas as residências há problemas nos telhados há muito tempo, o que têm gerado infiltrações, segundo informaram os moradores; algumas destas infiltrações são mais severas. Rachaduras também há em quase todas as casas. Nesta segunda-feira o Secretário de Obras voltou ao local, depois de ter sido informado que um dos muros cedeu, inviabilizando a moradia em uma das residências. O morador já foi deslocado para outro ambiente. 

A Secretaria de Assistência Social tem promovido nos últimos dias um trabalho amplo de visita técnica para observar as demandas e propor soluções e projetos, principalmente em casos de caráter de urgência. Na última semana a equipe esteve na sede do CRAS do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida. Lá, além de listar necessidades estruturais, o órgão tem a pretensão de propor várias ações de integração social, capacitação profissional,  atividades com crianças e jovens e mobilizar a criação de jovens. A Prefeita, Ione Abib, pediu que o Centro fosse uma referência em políticas de intervenção e mobilização social.  

 

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM