O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Andirá, João Campos, esteve na última segunda-feira (17) cumprindo uma agenda de visitas às instalações de uma empresa de confecções, na cidade de Carlópolis, interessada em instalar uma filial em Andirá. A Yellow Jeans conta, hoje, com 170 funcionários na fábrica sede e pretende aumentar sua produção com unidade em uma outra comunidade. Várias cidades fazem parte da lista de municípios de foco da empresa, mas, segundo informou o Secretário, o empresário tem preferência por Andirá, por ser uma cidade estratégica. A empresa demonstrou interesse na cidade e destacou que já tem o maquinário, com capacidade de produção de 20 mil peças por mês. “A empresa é séria. O empresário é sério. Voltei bem entusiasmado com a possibilidade de conseguirmos garantir estes postos de trabalho. Eles estão buscando parcerias em outros municípios, mas deixou claro que sua preferência é por Andirá”, enfatizou, destacando que para que a efetivação da parceria com o município se estabeleça, seria preciso ceder um barracão, com 600 metros quadrados e toda a instalação elétrica necessária para o funcionamento das máquinas. “Segundo o empresário, a indústria iniciaria com cerca de 45 funcionários, podendo chegar a 180, dependendo do fechamento de contratos com novos clientes”. Campos destacou que o único galpão que o município tem nestes moldes já está ocupado com, uma outra empresa que opera no mesmo setor. “Vou aguardar o prefeito chegar de viagem, nesta sexta-feira; apresentar para ele um relatório desta visita e interesses da empresa, para que o município possa na seqüência dar uma resposta a respeito”.

Capacitação

Como a empresa é voltada para produção de confecções para altas marcas, como a Osmozi e Gangster, a qualificação específica dos profissionais é outro ponto necessário. Para isso a empresa se colocou à disposição para proporcionar aos interessados um curso de corte e costura industrial, num período de 90 dias, com aporte de um instrutor e usando o próprio maquinário. A Prefeitura teria que subsidiar a hospedagem do instrutor neste período. “Esta capacitação já seria o primeiro passo para a instalação da indústria em Andirá. Eu sugeri que fosse feito uma parceria com a Secretaria de Ação Social, por meio do CRAS, que já desenvolveu cursos semelhantes e possui uma lista de pessoas formadas em corte e costura. Ou seja, faríamos o recrutamento deste pessoal e quem não estiver inserido no mercado de trabalho e tiver interesse, passaria por esta capacitação, para posterior contratação”, explicou João Campo, enaltecendo que seria o ideal que este treinamento já fosse realizado dentro do espaço onde a empresa seria instalada. “Se não fosse possível, tentaríamos outro espaço”.

Intermediação

A articulação da parceria do município com a empresa foi do vereador Claudemir Dragone (Sdd), que fez a ponte com a Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O parlamentar articulou a agenda com o empresário e levou o Secretário Municipal no encontro.