Começam no próximo dia 15, quarta-feira, as aulas da rede municipal de ensino, em Andirá. São mais de 1,8 mil alunos que retornam aos bancos escolares das Escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil. Cada  instituição preparou uma programação especial de volta às aulas para tornar o ambiente ainda mais receptivo. Para este ano o objetivo da Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é ampliar e modernizar a qualidade no aprendizado, garantir a permanência e o sucesso dos estudantes, além de atuar nos projetos de infraestrutura que possibilitem segurança e conforto nos prédios das instituições de ensino.

A Prefeita, Ione Abib, esteve vistoriando estes espaços, juntamente com a secretária de Educação, Laudicea Mello Pereira e o secretário de Obras e Urbanismo, André Maluzzi. Eles diagnosticaram os principais problemas e pautaram reformas de urgência no planejamento. “Foram realizados os reparos básicos para o início do período letivo, como, por exemplo, troca de vidros quebrados, lâmpadas queimadas, reparos de infraestrutura, ajuste em telhados, além de outras obras vão sendo realizadas gradativamente”, disse a secretária, informando, ainda, que foram chamados três profissionais  educadores, três professores de artes, três profissionais de serviços gerais e dois motoristas do concurso público. “Além disso, estamos concedendo as licenças prêmios para as aposentadorias”.

A secretaria ainda destacou projetos como a reativação de todas as bibliotecas das escolas, com ações de oficinas literárias; contraturno (reforço), todos os dias, visando, inclusive, a prova Brasil e a ampliação dos conteúdos do Tempo Integral, na Escola Municipal Criança Feliz, com oficinas de Literatura, atividades recreativas, informática, modalidades esportivas, música e reforço.

Material pedagógico

Laudicea também enfatizou a questão do material pedagógico que será usado durante o período letivo. Ela explicou que, hoje, funciona assim: os alunos do Pré I e Pré II, usam o material do Sistema Positivo; já os demais alunos, usam o material doado pelo Governo Federal. Recentemente houve uma polêmica de que a nova gestão deixaria de usar o sistema Positivo. O que é uma inverdade, segundo informou a secretária. “O que acontece é que muitos professores gostam do sistema que, realmente, é bastaste dinâmico, com viés construtivista; outros acham que é muito trabalhoso e não aprovam o modelo. Então a prefeita Ione pediu para que fosse escolhido juntamente com os professores, o melhor sistema. E é o que vamos fazer durante a capacitação nesta segunda-feira”, enfatizou ela, lembrando que a aplicação do sistema Positivo foi inserido na gestão do ex-prefeito Alárico Abib. Se os professores decidirem manter, será inserido em todas as séries, de forma gradativa.

Capacitação

Nesta segunda-feira, dia 13, e quarta, dia 14, a Secretaria de Educação promoverá o curso de capacitação dos educadores, com foco em gestão, definição de metas e planejamento. A Secretária irá abordar a necessidade de estratégias para modernização do sistema educativo municipal. O objetivo é tornar cada mais dinâmico, com resultados de emancipação efetivos.

Já está marcada para o mês de julho a capacitação continuada dos educadores da rede municipal. O tema já está escolhido: Educação Especial. Outro projeto que já está em articulação é a criação do Centro Psicopedagógico, com atendimentos multidisciplinares. Este projeto é uma das prioridades da educação para este ano.

Universitários

A Prefeita tinha como meta, logo para este início de período letivo, a troca do uso do transporte público universitário por um pacote de arroz, que seria encaminhado ao Provopar, para que fosse feito o direcionamento. Mas deparou-se com problemas na documentação do órgão e, até que seja resolvido, os estudantes farão uma colaboração de R$ 20, que será encaminhado à Associação dos Estudantes Universitários e destinado ao pagamento do vale alimentação dos motoristas. A prestação de contas será apresentada à Câmara Municipal de Vereadores, aos estudantes e a toda população.

Uniforme e material escolar.

A Prefeita Ione Abib tem prioridade na reformulação e modernização no sistema de ensino, partindo pela perspectiva de emancipação. Por isso, determinou melhorias nos ambientes educativos, deu liberdade para que os professores escolham o melhor sistema a ser aplicado, pediu melhorias no conteúdo de ofertas da educação Integral, já articula a criação do Centro Psicopedagógico e também quer o uniforme e o material escolar gratuito para todas as crianças. O uniforme de inverno e verão, no mês de abril, todos já deverão estar recebendo. Já o material escolar, devido ao processo licitatório e ao fato de não ter ficado previsão no orçamento de início de ano, será dado no próximo ano. Entretanto, a prefeita destacou que será dado o material nos quatro anos, como prometido: 2018, 2019, 2020 e já deixará o dinheiro na conta para que o próximo gestor tenha a previsão orçamentária para os materiais no início de 2021.

Hoje, os pais que realmente não têm condições de comprar o material escolar, já podem se dirigir atè a direção da escola. "Nós temos bastante material básico e não vamos deixar faltar para as crianças que não podem comprar. Os pais podem procurar a direção da escola", destacou a Secretária. "No ano que vem, já teremos o material completo para todos os alunos".

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM