Diversos serviços foram realizados durante o programa Prefeitura nos Bairros que aconteceu na manhã deste sábado, 25, na Vila Industrial. Os moradores tiveram acesso  rápido e fácil aos atendimentos das secretarias do governo. Estiveram presente no evento o prefeito José Ronaldo Xavier; a Primeira Dama, Ana Lúcia Xavier, o vereador Wagner Calixto, secretários municipais, entre outras autoridades.

Foram diversas as ações oferecidas à população por meio da união de todas as áreas do governo. Atendimentos jurídicos, doação de mudas de árvores e flores, coleta de lixo eletrônico, teste de diabetes, aferição da pressão arterial, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, distribuição de preservativos, orientações sobre animais peçonhentos, grupo de caminhada, atividades de ciclismo para crianças e adultos, ações recreativas, brinquedos, cortes de cabelo, atividades lúdicas, distribuição de sacolas verdes para recicláveis, exposição de trabalhos das Secretarias municipais e dos alunos da Escola Municipal Pingo de Gente e do Centro de Educação Infantil Criança Feliz, que também fizeram apresentações culturais para o público presente.  O grupo de capoeira, da Mais Academia, de Andirá, promoveu uma bonita apresentação cultural que também marcou a festa. Ciclistas de Andirá e de cidades da região participaram de um circuito, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.

O Prefeito Xavier esteve atendendo de perto a população, dialogando sobre demandas, recebendo sugestões. Foi instalado um Gabinete Itinerante - sob a coordenação da Secretaria de Assuntos Governamentais - e a população aproveitou para destacar as necessidades do bairro. O chefe do executivo ficou feliz com a mobilização comunitária e ressaltou que a administração municipal trabalha para atender a população no que ela precisa. Para ele, ações como esta possibilita mais aproximação entre governo e comunidade. “Dentro da programação do Prefeitura nos Bairros temos diversas ações, principalmente, de infraestrutura urbana. Mas, o mais importante é este contato direto, nos bairros, com a população, conversando, olhando nos olhos. Recebemos sim muitas críticas, demandas, sugestões e elogios. Estamos no caminho certo. Tem sido muito importante esta iniciativa”, disse.

Mais Programação

Ações de lazer e entretenimento, por meio das secretarias de Cultura, Esportes e Educação, foram oferecidas para as crianças com grupos de artistas, desenho livre , piscina de bolinhas, castelo inflável, cama elástica, tombo-legal, ciclismo infantil, pinturas no rosto e outras brincadeiras.

A Agência do Trabalhador também esteve no local, fazendo orientações sobre a carteira de trabalho e cadastros de emprego. Já a Ação Social, por meio do CRAS, CREAS, Projeto Esperança, Centro de Convivência dos Idosos (CCI), também promoveram orientações à população sobre os procedimentos de ações da área e expondo trabalhos realizados pelos beneficiários.

Os moradores do Bairro também contaram com ações de infraestrutura, que aconteceram nas últimas semanas, em várias localidades do. O trabalho conjunto integrou serviços como troca de lâmpadas e outros reparos na rede de iluminação, tapa-buracos, limpeza de ruas, poda e roçagem, aplicados pela Secretaria de Viação e Serviços Públicos. A Secretaria de Obras também colaborou nas ações de melhorias. Já o pessoal da Agricultura e Meio Ambiente fizeram a distribuição de mudas e orientações de plantio, além de exposição das produções do programa Compra Direta.

Projeto

O Prefeitura nos Bairros é uma ação de mobilização que visa ampliar melhorias nos bairros, promover uma comunicação mais eficaz entre governo e moradores e solucionar demandas. Além disso, tem como meta articular agendas de integração e socialização. Esta foi à terceira edição realizada. As outras duas, ocorreram no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida e na Vila Americana.

A próxima edição acontece no mês de agosto. Não há definição sobre a localidade em que será realizada.