Antes da aquisição do aparelho de emissões otoacústicas, pela prefeitura, as mães que quisessem fazer o teste em seus filhos tinham que pagar consulta particular.

Desde a última sexta-feira (13) a Secretaria Municipal de Saúde de Andirá, coordenada por Carmem Franco Ayub Veltrini, está disponibilizando no Centro de Saúde, o Teste da Orelhinha. O exame que verifica precocemente deficiências auditivas em bebê recém-nascido se tornou obrigatório em hospitais, maternidades e clinicas públicae, em todo o país, em agosto do ano passado.

Em Andirá o exame é realizado pela fonoaudióloga Rosemary Pereira Arantes, às sextas-feiras, e o agendamento é feito pelo Hospital, assim que o bebê recebe alta. Com dia e hora marcados, os pais deverão levar a criança até o Posto de Saúde Central para fazer o exame, totalmente gratuito para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes da aquisição do aparelho pela prefeitura, as mães que quisessem fazer o teste em seus filhos tinham que pagar consulta particular. O exame é indolor, não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

“Colocamos na orelha do bebê um fone acoplado a um aparelho (chamado de Otoacústica) que emite sons em forma de clic. O instrumento recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz e através delas detectamos se a criança tem problemas auditivos, para tratá-los previamente” explica a fonoaudióloga.

A pequena Maria Eduarda, com seis dias de vida, foi a primeira atendida pelo programa em Andirá. O casal Reginaldo e Regina estava feliz por ter realizado o teste na filha. “Estou satisfeita porque se ela tiver algum problema de audição, já podemos iniciar o tratamento. Esse exame é muito importante para o bebê”, comentou.

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. É através da audição e da experiência que elas têm com os sons, ainda na barriga da mãe, que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, pode causar problemas irreversíveis a sua formação. Pesquisas apontam que a deficiência auditiva é a doença mais freqüentemente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias, e o teste da orelhinha é um importante aliado para prevenção ou tratamento.

Fonte: Da assessoria - João Campos