Notícias

Home / Cidade / Notícias

     Os 21 trabalhadores da Cultura de Andirá que se inscreveram no Bolsa-Qualificação Cultural foram selecionados e já estão concluindo a participação neste Programa Estadual, realizado com recursos financeiros da Lei Aldir Blanc.  As inscrições foram acompanhadas pela Agência do Trabalhador.  

     O Programa foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que tem por objetivo ofertar cursos de capacitação aos trabalhadores que tiveram suas rendas prejudicadas neste período de pandemia da Covid-19 e, por meio deles, conceder uma bolsa-auxílio. Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, serão beneficiados cerca de 12 mil trabalhadores em todo o Estado.

     A formação é feita por meio de cursos on-line, ministrados pela UEPG, em diversos segmentos culturais. Os cursos são divididos em três módulos, começando com as leis de incentivo à Cultura, tanto em âmbito nacional como estadual, entre eles, a Lei Aldir Blanc, seguindo pelos módulos específicos para cada segmento cultural. Ao final de cada um dos três módulos, os trabalhadores recebem uma ajuda financeira no valor de R$1 mil, totalizando R$ 3mil. O recebimento depende da frequência nas aulas e também das notas obtidas nas avaliações.

     De Andirá, um dos beneficiados é o músico Lucas Moura. Ele aponta o curso como uma excelente oportunidade, principalmente para artistas que pretendem desenvolver projetos culturais. “É um curso bem completo, com tópicos bem interessantes. No meu caso, como sou músico, tratam de produção musical, subprodução no contexto mais atual, como o Spotify, por exemplo. Então de uma forma geral está sendo bem válido, porque além de uma oportunidade de estudar e aprender a elaborar projetos na área cultural, tem também o apoio financeiro, que é muito importante para nós, que ficamos sem trabalho durante esta pandemia”. 

     A DJ Dani Silva e seu irmão Marlon Silva também foram beneficiados, ela, na área de música, e ele, na área de dança. Ela também cita o Programa como importante meio de valorização dos profissionais da área cultura que foram prejudicados pelo fim temporário das apresentações na pandemia. As aulas tiveram início em outubro e se encerram neste dia 8 de dezembro.