VI Conferencia Municipal da Criança e do Adolescente
A Administração Pública de Andirá, através da Secretaria de Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na quinta-feira (20) no Cine Teatro São Carlos, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro objetivou debater e avaliar com representantes da sociedade civil organizada, governo e comunidade, a política pública voltada à população juvenil e infantil andiraense, propondo novas diretrizes para a garantia de seus direitos no âmbito municipal e estadual. A Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier abriu o evento, destacando os avanços de sua pasta em defesa e cumprimento do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), através de ações desenvolvidas pelo CRAS, CREAS e Conselho Tutelar. Dentre elas os programas Projovem, Telecentro e Projeto Esperança, que juntos atendem cerca de 350 crianças e adolescentes. Já o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), salientou que a prefeitura tem priorizado ações que promovem e garantem os direitos humanos das crianças e adolescentes ,e que: “Se as administrações anteriores não tivessem deixado a cidade com tantos problemas de infraestrutura, hoje o município teria mais recursos para investir em educação, cultura e esportes, em novos espaços de lazer para a população infantojuvenil.
Após os pronunciamentos das autoridades foi exibido um vídeo de crianças e adolescentes em atividades cotidianas e o Projovem apresentou números musicais, jograis e teatro. Na seqüência a presidente do CMDCA Maria do Carmo dos Santos Martins fez a leitura e colocou em votação o regimento interno da conferência, o qual foi aprovado por unanimidade. Depois a palestrante Edsonia Marcelino, de Londrina, abordou o Tema Central do encontro propondo os cinco eixos para debate, Eixo 1: Promoção dos Direitos da Criança e adolescente. 02 Proteção e defesa dos direitos, 03: Protagonismo e Participação de crianças e adolescentes. 04: Controle Social da Efetivação dos direitos e Eixo 05: Gestão da política estadual dos direitos da criança e do adolescente. Em seguida os participantes se dividiram em grupos para debater as temáticas e levantar propostas. Os trabalhos foram expostos na plenária final e as sugestões aprovadas serão apresentadas pelos quatro delegados eleitos no evento, na Conferência regional, em Cornélio Procópio.
Participaram da conferência, autoridades, gestores, professores, jovens e adolescentes, representantes de entidades civis constituídas e de outros seguimentos da sociedade.