A Administração Pública de Andirá, através da Secretaria de Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na quinta-feira (20) no Cine Teatro São Carlos, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro objetivou debater  e avaliar com representantes da sociedade civil organizada, governo e comunidade, a política pública voltada à população juvenil e infantil andiraense, propondo  novas diretrizes para a garantia de seus direitos no âmbito municipal e estadual.  A Secretária  de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier abriu o evento, destacando  os  avanços de sua pasta  em  defesa e cumprimento do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), através  de  ações desenvolvidas pelo CRAS, CREAS e Conselho Tutelar. Dentre elas os programas  Projovem,  Telecentro e Projeto Esperança, que juntos atendem cerca de 350 crianças e adolescentes.  Já o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), salientou que  a prefeitura tem priorizado ações que promovem  e garantem os direitos humanos das crianças e adolescentes ,e  que: “Se as administrações  anteriores não tivessem deixado a cidade com tantos problemas de infraestrutura, hoje o município teria   mais recursos para investir em educação, cultura e  esportes,  em  novos espaços de lazer para a população infantojuvenil.

Após os pronunciamentos das autoridades foi exibido um vídeo de crianças e adolescentes  em atividades cotidianas e o  Projovem apresentou números musicais, jograis e  teatro. Na seqüência a presidente do CMDCA Maria do Carmo dos Santos Martins fez a leitura e colocou em votação o regimento interno da conferência, o qual foi aprovado por unanimidade. Depois a palestrante Edsonia Marcelino, de Londrina,  abordou o Tema Central do encontro propondo os cinco eixos para debate, Eixo 1: Promoção dos Direitos da Criança e adolescente.  02 Proteção e defesa dos direitos, 03: Protagonismo e Participação de crianças e adolescentes.  04: Controle Social da Efetivação dos direitos e  Eixo 05: Gestão da política estadual dos direitos da criança e do adolescente. Em seguida os participantes  se dividiram em grupos para  debater  as temáticas e levantar propostas. Os trabalhos foram expostos  na plenária final e as sugestões aprovadas serão apresentadas  pelos  quatro delegados eleitos no evento, na   Conferência  regional, em Cornélio Procópio.

Participaram da conferência, autoridades, gestores, professores, jovens e  adolescentes, representantes de entidades civis constituídas  e de outros seguimentos da sociedade.

Fonte: Assessoria - João Campos