Pais e mães de crianças e adolescentes de até 14 anos têm compromisso marcado para os dias 16 a 28 de outubro: levar seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para colocar as vacinas em dia. É quando ocorre a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes. O Dia D será amanhã dia 21, quando todas as UBSs estarão abertas das 8:30h às 16h para que as famílias tenham uma oportunidade a mais para realizar a imunização.

A campanha de multivacinação ocorre em todo o país, em períodos diferentes. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil. Para isso, é essencial que as vacinas das crianças e adolescentes estejam todas em dia.

“Pedimos que os pais compareçam com seus filhos durante a campanha para revisar a caderneta de vacinação e em especial no Dia D, pois estaremos com todas as UBSs abertas e com as equipes a postos, durante todos os dias, para que os pais que trabalham durante a semana consigam vacinar seus filhos. É muito importante que todos atendam ao nosso chamado, pois a imunização é a forma de evitar que nossas crianças sejam acometidas por formas graves das doenças ou, o que seria pior, que doenças que não existem mais no país voltem a ser registradas. Aguardamos a todos neste importante mutirão pela vida”, pede a secretária municipal da Saúde, Ednyra Godoy Ferreira.

Para se ter uma ideia, no primeiro semestre deste ano a campanha de multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá, estados escolhidos pelo Ministério da Saúde em função do risco de casos de poliomielite, doença que pode ser prevenida pela vacina e que foi notificada em março no Peru, em região de fronteira com o Brasil.

Fonte: Danilo/SECCOM