A unidade móvel do SENAC (Carreta Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) está estacionada ao lado do Cine Teatro São Carlos, ofertando cursos gratuitos à população. A parceria da Prefeitura de Andirá – através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante -, com o órgão de ensino, trouxe capacitações voltadas às áreas de  pães e confeitos. No primeiro módulo, dois cursos, de 160 horas cada: Confeitaria Fina e Salgadeiro. O segundo módulo de cursos, que terá início no dia 14 de fevereiro, ofertará outros dois cursos profissionalizantes, com 40 horas cada: Produção de Pães Caseiros e Artesanais, e Técnicas de Confeitaria, com aulas de segunda à sábado, das 13h 30 às 17h 30. A parceria é uma importante ação com o objetivo de possibilitar novas alternativas de geração de emprego e renda aos andiraenses. Os cursos têm certificação do Senac, reconhecido em todo território nacional.

Ao chegar em Andirá, a Carreta Escola percorreu às ruas da cidade para anunciar a chegada e os inícios dos trabalhos na comunidade. A Prefeita, Ione Abib, acompanhada da Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Luiza Colleti, profissionais que compõem a equipe da Secretaria e o vereador Professor Paulo Alves, estiveram na solenidade, que aconteceu durante a apresentação dos espaços internos da carreta. O Padre Roberto, Pároco da Paróquia São Sebastião, abençoou o espaço. A Prefeita recepcionou a equipe do SENAC, cujo as atividades ocorrerão pelos próximos dois meses.

O Gerente Executivo da Unidade do Senac de Cornélio Procópio, Fábio Luis Pereira da Silva, agradeceu o apoio da prefeitura e explicou o objetivo do programa. Segundo ele Carreta-Escola tem a finalidade de ampliar o acesso da população aos cursos do Senac, com qualidade e inovação. “A parceria com a prefeitura permite que seja possível ajudar quem mais precisa". A Prefeita agradeceu o apoio do Senac e enalteceu a importância dos cursos no currículo de quem almeja espaços no mercado de trabalho. De acordo com ela, é uma grande oportunidade para quem deseja se aprimorar profissionalmente, com certificação de alto nível e suporte de uma instituição educacional profisisonalizante muito séria e comprometida com o desenvolvimento das pessoas.

A carreta tem 15 metros quadrados de área útil e conta com equipamentos e infraestrutura necessária para a realização dos cursos de educação profissional com o mesmo padrão de qualidade das unidades fixas. Os instrutores que estarão ministrando as aulas são: Ildaiane Ildefonso, Daniela Rocha  e Luiz Lomba. No total, são 64 vagas diretas que foram disponibilizadas – além do cadastro de reserva -.