Notícias

Home / Cidade / Notícias

A prevenção é a arma mais eficaz no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura Municipal de Andirá reforça as orientações à população sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas no dia a dia.

A maior parte dos focos do mosquito está dentro dos domicílios, o que torna essencial o cuidado com o nosso quintal e também com o ambiente ao redor. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença e evitar que o mosquito se prolifere. Confira as principais recomendações:

Dicas de prevenção no combate ao mosquito

  • Garrafas PET e de vidro: Devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, mantidas em local coberto ou armazenadas de boca para baixo.
  • Lajes e calhas: Mantenha as lajes secas e as calhas limpas, niveladas e livres de folhas ou materiais que possam impedir a passagem da água.
  • Ralos e vasos sanitários: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados. Deixe sempre a tampa do vaso sanitário fechada ou vedada com plástico.
  • Piscinas e caixas d’água: Limpe a piscina regularmente, use cloro e mantenha o filtro funcionando. Tampe bem as caixas d’água, cisternas e poços.
  • Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Lave o coletor da geladeira e as bandejas do ar-condicionado pelo menos uma vez por semana.
  • Pratinhos de plantas: Mantenha-os limpos e preenchidos com areia até a borda.
  • Lixo, entulhos e pneus: Descarte corretamente o lixo e o entulho. Pneus velhos devem ser guardados em local coberto ou furados para não acumular água.
  • Objetos decorativos e de uso diário: Mantenha limpos os objetos que acumulam água, como fontes decorativas, baldes, potes e vasos.

Atenção com os ambientes internos e externos

Outros cuidados incluem vedar falhas nos pisos, eliminar cacos de vidro que possam reter água e manter as lixeiras sempre tampadas e protegidas da chuva.

Ações que fazem a diferença

Além de manter os ambientes livres de água parada, a comunidade pode ajudar compartilhando as orientações com vizinhos e familiares, garantindo que todos os quintais estejam protegidos.

Prevenir é um compromisso de todos! Com a união da população e as ações realizadas pela Prefeitura de Andirá, podemos garantir um ambiente mais seguro e saudável para toda a cidade.

Faça sua parte e juntos vamos vencer o mosquito!

Fonte: Marcinho Briganti / Secretaria Municipal de Saúde