Um dos maiores eventos culturais do ano aconteceu neste sábado, dia 11, no Cine Teatro São Carlos, em Andirá: O Arte Livre, Cultura Viva. Foram 12 horas ininterruptas de espetáculos musicais, apresentações de teatro, exposições de artes, poesias, produção ao vivo de telas em grafite, contação de histórias, artesanatos e muitas outras expressões de artes, promovidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com os artistas de Andirá.

Com ações culturais simultâneas, o Cine Teatro foi palco de momentos de emoção e confraternização. Crianças, jovens, idosos, famílias vieram prestigiar durante todo o dia as variadas atrações ofertadas gratuitamente à comunidade. Teve arte para todos os gostos. As Bandas de Pop Rock e Gospel (JUFRAN, Projeto Paralelo, Liberdade Sonora) arrancaram muitas palmas e o público cantou junto às canções em momentos de muita emoção. O grupo de teatro da Juventude Franciscana emocionou com duas fortes apresentações sobre as lutas dos jovens diante das drogas. Já o grupo de teatro da Santos Andirá, encenando Chaves, encheu o cinema de crianças, acompanhadas dos pais, que se divertiram muito com as peripécias da turminha em cena.

As apresentações solos também deram um show de emoção, como o encanto do João Vitor, de 10 anos, na sanfona; Brenda Mikaela, que arrasou e surpreendeu na dança performática; da Eliane Petrim, que colocou todo mundo pra louvar à Deus; a voz e som espetacular do Luquinha Moura; a doçura da Francislaine Carvalho, na Contação de Histórias; a força do Grupo de Capoeira; as poesias do Robson Henrique e de outros poetas; o poder e o encanto das bailarinas dos Stúdios Gabriela Negrão e Belos Passos; a personalidade doce empregada nas canções de Isabele Silva; a presença mística do Índio Samuel Tarqui, com suas canções típicas; as exposições belíssimas dos artistas Erão Maciel e Cleide, de Andirá; os trabalhos dos grafiteiros, que impressionaram pela beleza das produções.

O Grupo Taikô – Tambores Japoneses, de Bandeirantes, prendeu os espectadores do início ao fim da apresentação, com as batidas fortes e sincronias que mais pareciam melodias. O espetáculo Lago do Cisne, da Companhia de Dança Stúdio Bailado, foi outra grande apresentação que marcou a noite. Com o teatro lotado e num silêncio que chamou a atenção, a Companhia de Dança de Bandeirantes conseguiu emocionar toda a platéia, que agradeceu aplaudindo-os em pé, o que também emocionou o corpo de ballet, em um momento de pura arte e encantamento.

Preparativos

O Projeto do Arte Livre, Cultura Viva, foi apresentado por um dos ativistas culturais de Andirá, Robson Henrique à gestora do Departamento de Cultura de Andirá, Professora Sônia Endo, que abraçou a causa e agregou o projeto a planejamento de ações do Movimento de Ativistas Culturais de Andirá. As parcerias estabelecidas foram determinantes para que o evento se realizasse e com o sucesso esperado. O grupo de artistas, juntamente com a Prefeitura, contam com outras agendas de atrações artísticas, que acontecerão ainda este ano. A Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier, destacou o empenho dos jovens na organização do evento cultural deste sábado, além do apoio irrestrito das diversas secretarias do governo municipal que estiveram presentes no suporte estrutural da festa, que marcou pela grandiosidade e pela beleza das diversas expressões de arte.