"Esta ação de intervenção tem uma missão social muito importante e estratégica: avaliar a situação dos nossos alunos e ampliar os cuidados específicos da saúde, em trabalho conjunto com outros órgãos da prefeitura e com grupo de pesquisadores da Universidade". Com estas palavras o Secretário Municipal de Esportes de Andirá, Daniel Martins, explicou o processo de ação do Projeto Saúde da Criança: Conscientização de Todos, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Andirá e a Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. O objetivo é mapear a situação física de cerca de 1200 alunos das escolas municipais da cidade e propor uma ação de combate à obesidade infantil e à desnutrição, ampliando a qualidade de vida das crianças andiraenses.

O projeto prevê um acompanhamento periódico, tanto no aspecto das atividades físicas, quanto no âmbito situacional da saúde, por meio de avaliações sanguíneas para identificação de doenças metabólicas pré-existentes, como, por exemplo, hipertensão e diabetes. O trabalho é realizado pelos alunos e profissionais formados das áreas de fisioterapia e educação física, com parceria dos profissionais das Secretarias de Esportes e Saúde da cidade.

De acordo com a Coordenadora Geral do projeto, Professora Berlis Ribeiro dos Santos, está sendo feito uma classificação entre crianças desnutridas, normais, com sobrepeso e obesas. Esta classificação poderá dar aporte mais detalhado às ações de políticas públicas do governo em prol da qualidade de vida destas crianças. Segundo ela, prospecta-se que, pelo menos, 10% dos alunos avaliados estejam com alguma das situações que inspiram cuidados. “Daqui duas semanas já entregaremos um relatório à prefeitura, sobre os resultados das avaliações. A partir daí, começamos, numa segunda fase, os trabalhos de intervenção, duas vezes por semana”.

Tiago Dedoné