Para muitos professores o termo Educomunicação ainda é novo, mas, vem conquistando cada vez mais espaços no âmbito educacional, como sinônimo de práticas educativas que tem como objetivo, uma leitura crítica da mídia associada com a apropriação dos meios da comunicação através da produção na escola de programas de rádio, audiovisual (curta metragens, documentários), fotografia, jornal impresso/fanzine, produções on line, produções de artes. Para debater esta interface comunicação / educação, a Prefeitura de Andirá está promovendo uma série de cursos voltados a teoria e práxis, com o objetivo de modernizar o sistema pedagógico e proporcionar aos educadores e educandos ferramentas para dinamização do processo de ensino – aprendizagem.

O projeto é da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, numa parceria com a Secretaria de Educação do município.  De acordo com o jornalista e Secretário de Comunicação, Tiago Dedoné, a essência da teoria da Educomunicação é melhorar o coeficiente comunicacional dos atores sociais envolvidos nestes ambientes de socialização e aprendizam. “A escola é o espaço nato de troca de sentidos, valores, de ampliação do ecossistema comunicacional, de embates subjetivos. É um espaço rico de troca de saber. Na perspectiva do Educom o uso das ferramentas e mecanismos de comunicação nestes ambientes turbinam ainda mais o processo de aquisição de conhecimentos, com ampliação de diálogo mais aberto e democrático”, destacou.

Políticas Públicas

Nesta quinta-feira (29), durante o quarto módulo do Fórum Municipal de Educomunicação de Andirá, que está acontecendo no Cine Teatro São Carlos, o tema foi ampliado debatendo sobre como o projeto também pode ser desenvolvido dentro de outros ambientes de socialização do poder público municipal, como, por exemplo, Postos de Saúde, áreas da Secretaria Municipal de Administração, da Agricultura e Meio Ambiente, Cultura. Com o Cine Teatro lotado, os participantes questionaram sobre os procedimentos de aplicação nestas outras áreas.  “A educomunicação é uma teoria de trabalho muito rica e que tem como essência a solução de demandas por meio do enriquecimento do sistema comunicacional. Pode-se, tranquilamente, desenvolver vários projetos em outros ambientes da prefeitura, partindo de um viés de planejamento de democratização da comunicação.  Aliás, pra que serve a Comunicação de um governo? Serve para diagnosticar problemáticas de comunicação entre governo e população; criar estratégias para solucionar situações e garantir eficiência na gestão pública. É neste norte profissional que a Secretaria tem trabalhado, entendendo a comunicação como política pública ”, destacou o jornalista.

O encontro desta quinta-feira também contou com a participação do vereador e professor André Rossato (PTB) que falou com os participantes sobre a importância de buscar se aprofundar nas discussões da educomunicação para melhorar ainda mais as ferramentas para uso no sistema de ensino. Rossato parabenizou os professores pela dedicação no curso, se colocou a disposição e destacou a qualidade do curso capacitação continuada proposto.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMA