O Ginásio de Esportes José Helis Feliciano, recebeu delegações de sete municípios do Paraná e do Estado de São Paulo, no último domingo (25), para participar da 5ª Copa Andirá de Judô.  O vice-prefeito Nilson Kanegusuku, abriu o evento agradecendo a participação dos atletas e a presença do público, destacando que além de incentivar a prática dessa modalidade esportiva, o evento é uma oportunidade para reunir famílias e amigos. A competição atraiu judocas e torcedores de Andirá,  Londrina, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Assaí,  Jacarezinho e Palmital-SP. Durante todo o dia 152 atletas disputaram medalhas e troféus nas categorias de pré-infantil a sênior. Na classificação geral, Andirá conquistou a 1ª colocação, seguido por Santo Antônio da Platina em 2º, e Cornélio Procópio em 3º.

Antes das disputas no tatame, o público vibrou ao som do Taikô, na língua japonesa “grande tambor”, apresentado pelo grupo percussionista de Bandeirantes Tokon Daiko, dirigido pela professora Midori Ujita, tendo como líder a jovem Anne Elise.

O ritmo desses instrumentos de percussão expressa sentimentos de alegria, medo, ira, tristeza e prazer. No passado, o Taikô foi utilizado pelo povo oriental como instrumento de guerra. O batuque e a dança dos guerreiros, apavoravam, mostravam força e afugentavam o inimigo. No Brasil, a arte chegou através dos imigrantes japoneses. Hoje existem aproximadamente 60 grupos em todo o País.

A 5ª Copa Andirá de Judô foi uma realização da Associação Andiraense de Judô, coordenada pelo professor Renato Cezar Martins. O evento contou com apoio da Prefeitura e Autarquia Municipal de Esportes.

Além do vice–prefeito Nilson Kanegusuko e sua esposa Célia Marie Misato Kanegusuku, prestigiaram o torneio as seguintes autoridades: Saulo Rodrigo Ramos dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores; vereador João Mitrovini Filho (João Padeiro); Helder Marcos Fagiion, presidente da Federação Paranaense de Judô, da região Norte, e Sansei Adalto Domingues, de Londrina.

Em razão de outros compromissos, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), não pôde comparecer.

Destaque para a presença do ex-judoca andiraense Fleury Martins, que no passado brilhou nos tatames. Em sua carreira, conquistou vários títulos nas competições que disputou representando Andirá e semeou muitos talentos que hoje se destacam no esporte. Exemplos, seu filho Renato Cezar Martins e a neta Denise Mendes de Matos Martins.

Fonte: Da assessoria