Permeando pela perspectiva do enriquecimento do ambiente comunicacional nos espaços escolares e outras áreas do poder público como, por exemplo: Ação Social, Saúde, Meio Ambiente , Administração, o Fórum Municipal de Educomunicação de Andirá realizou nesta quinta-feira, dia 12, o 6ª Módulo de debates sobre como usar as ferramentas da comunicação para dinamizar o processo de ensino – aprendizagem e proporcionar mais condições dialógicas nos diversos ambientes do poder público.  O evento tem superado as expectativas dos participantes, trazendo importantes nomes para debater a teoria emergente da Educomunicação e suas interfaces, segundo relatou o jornalista e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Andirá, Tiago Silvio Dedoné. “Temos conseguido atingir as expectativas que são as de levar, nos campos das reflexões teóricas e dos debates,  o subsídio epistemológico da educomunicação e sua intersecção com as esferas do poder público. A meta é debater a comunicação como auxiliadora dos projetos políticos pedagógicos das instituições, modernizando o sistema e propiciando novas práticas educativas que melhorem o ecossistema comunicacional”, enfatizou Dedoné, que coordena os trabalhos.

Nesta quinta-feira, com o Cine Teatro São Carlos lotado, os debates deste módulo receberam as contribuições do Professor e Vereador, André Rossato (PTB); Professor e Pastor Valdué Antônio Alves, da Igreja do Evangelho Quadrangular e Padre Wilson, da Paróquia São Francisco de Assis, de Andirá.  Rossato, que há quase duas décadas atua no Colégio Estadual Stella Maris, falou do papel do servidor público, relacionando a Educomunicação com os princípios da administração pública como legalidade, impessoalidade, publicidade e moralidade, que constam na Constituição Federal. Ele falou do papel do líder no processo de construção de ambientes sociais enriquecidos por sistemas dialógicos democráticos.  O professor também abordou a educação como elemento social construído em parceria com a família.

O Projeto da Educomunicação tem como meta ofertar capacitação continuada aos professores e gestores de outras áreas do poder público municipal.  No total são oito módulo de debates, com plano curricular profundo sobre a Educação para o Meios (leitura crítica da mídia), Práticas Educativas em Comunicação, Educomunicação e Política Pública, Gestão da Comunicação na escola; Fundamentos, Áreas e Metodologias da Educomunicação; Psicologia, Educomunicação e Produção da Subjetividade; Educação e as Novas Tecnologias; além das oficinas práticas de Audiovisual (produção de curta metragem e documentários), Fotografia, Jornal, Fanzine, Artes, Web e Rádio.

A primeira fase termina no próximo dia 26 de novembro. Em fevereiro do próximo ano, com o retorno do período letivo, acontece a segunda fase do curso de capacitação, dedicado às oficinas de aprofundamento. O projeto, segundo o coordenador, também tem o objetivo de fomentar a criação da Lei Educom, garantindo, enquanto política pública, a constante qualificação profissional e os equipamentos necessários para as aplicações dos projetos nas unidades. O encontro deste sexto módulo também contou com a participação do vereador e professor Wganer Calixto (PSC). A dupla de cantores andiraenses Mari e Lucas, que já estão fazendo sucesso, animaram a noite com muita música e alegria.

Fonte: Secom PMA