Terminou neste sábado, dia 16, o ciclo de curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDC -,  aos novos Conselheiros Tutelares da cidade. Os quatro módulos foram aplicados pela equipe acadêmica do Ensino Alpha, de Andirá e supervisionados pela Assistente social do município, Glayse Picolo Coimbra Botega . Entre os temas abordados destaque para: Assistência social como política pública; os parâmetros para a criação e funcionamento dos conselhos tutelares; Plano Nacional de Promoção, proteção e Defesa do Direito das Crianças e Adolescentes à convivência familiar e comunitária; Lei de criação do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar; Metodologias de Atendimento do Conselho; Estrutura Legal – características; Atribuições e aplicação de medidas; A rede de Atendimentos e Formalização de Procedimentos.

A meta do encontro de capacitação, segundo informou a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, foi propor um debate a respeito dos novos paradigmas do estatuto da Criança e do Adolescente, treinar os novos Conselheiros para as práticas que nortearão os trabalhos e esclarecer como funciona os parâmetros de leis da Ação Social. “As informações são muito importantes para dar suporte aos novos profissionais que terão, agora, uma grande responsabilidade. A garantia de atendimentos humanizados, dentro do que rege a lei de proteção a criança e o adolescente, que a é prioridade absoluta”, disse.

No domingo anterior, dia 10, no Cine Teatro São Carlos, aconteceu a posse dos novos Conselheiros. A solenidade contou com a presença autoridades políticas, representantes do Ministério Público e familiares dos novos profissionais.