Servidores de diversos setores da Prefeitura Municipal de Andirá estiveram nesta quarta-feira, dia 30, participando da abertura oficial da segunda fase do curso de capacitação continuada em Educomunicação. Profissionais das áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Administração, Cultura, Ação Social, Agricultura e Meio Ambiente, Viação e Serviços Públicos, além de estudantes e demais interessados da comunidade lotaram o Cine Teatro São Carlos, para acompanhar o retorno da capacitação. Os vereadores Profº André Rossato (PTN) e Profº Wagner Calixto (PSC), que desde a primeira fase participaram das aulas, estiveram presentes representando a Câmara Munciipal de Vereadores. A primeira fase também teve grande participação, no final do ano passado e contou com oito módulos de debates sobre comunicação pública. Nesta nova fase, serão cinco módulos, divididos em 10 encontros.

Nesta quarta, durante abertura oficial, o coordenador do projeto e Secretário Municipal de Comunicação Social, Tiago Silvio Dedoné, apresentou o formato da capacitação este ano, que irá versar sobre oficinas práticas de Educomunicação e projetos aplicados em cada setor do poder público. “É muito importante esta multiplicidade de profissionais, de diversos setores, pois temos que dinamizar as melhorias na comunicação pública em todas as áreas”, explicou Dedoné.  Ele também aproveitou a primeira aula para rememorar as ferramentas, áreas e metodologias da educomunicação, além de pontuar as escolas teóricas brasileiras e latino – americanas que tratam desta área.

O Secretário justificou que a importância deste projeto está calcado na necessidade de melhorias na comunicação dentro dos espaços do público, tanto no âmbito da comunicação interpessoal, quanto na questão do relacionamento dos setores com a população. “A Educomunicação facilitará, e muito, na forma como o governo se relaciona com a população, nos diversos ambientes. E isso é essencial”, destacou.  “No âmbito da educação, por exemplo, os projetos têm como meta dinamizar o processo de ensino – aprendizagem”.

Lei Municipal

A Câmara Municipal de Andirá aprovou no dia 23, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 21/2016, de autoria do Prefeito José Ronaldo Xavier, criando em âmbito inter-secretarial o Programa “Educomunicação em Políticas Públicas”. Ao ser transformado em lei, a Educomunicação passa a ser uma política contínua a ser desenvolvida tanto na rede municipal de ensino fundamental quanto nos espaços sob a responsabilidade das outras secretarias de governo. A Lei Educom colocou o município como o primeiro do Paraná e o segundo do Brasil, a institucionalizar a Educomunicação como política pública municipal.