Notícias

Home / Cidade / Notícias

Terminou nesta quarta-feira, dia 20, o curso de Corte e Costura ofertado pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Andirá. O curso, que aconteceu no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, foi ofertado numa parceria com o Sindicato Rural e mobilizou moradoras do bairro interessados em aprender as técnicas de corte e costura para produção e uso particular, como também como possibilidade de ampliação de renda. “Eu já costuro, mas, queria aprender a fazer roupas para mim, para minhas crianças. Também pra melhorar minha renda. Tenho uma máquina simples em casa mas, agora, quero comprar uma melhor. Gostei muito do curso, aprendi bem”, destacou a moradora, Adriana Ribeiro Vaz, mãe de quatro filhos.  

Para Karina Nardoni, também moradora da comunidade, o curso serviu para sanar dúvidas a respeito. Ela não costurava antes de entrar no curso e, agora, se sente feliz com os conhecimentos adquiridos. “Aprendi muito. Tivemos conhecimento sobre como fazer o molde, a costurar as peças, tirar as medidas. Consegui produzir três peças, além de mostruários de bolso. Foi importante para o uso pessoal e para melhorar renda”, destacou. A professora que ministrou o módulo de 100 horas de curso foi Rosilda Rosa Vaurof. Ela também destacou o empenho das alunas nas aulas. “A participação foi excelente, os alunos  tiveram bastante dedicação. A avaliação foi a produção das peças de roupas”.

Um cabide expositor, com várias peças diferentes de roupas foram apresentadas no final do curso. Todas, produções dos alunos. Para uma das organizadoras do CRAS no Patrimônio, Adriana Aparecida Costa, a procura foi bem grande e todas saíram bastante satisfeitas. A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, disse que este é o segundo curso ofertado de Corte e Costura ofertado no local e que sempre há demanda interessada neste tipo de capacitação. “Ficamos muito contentes com a parceria com o Sindicato Rural e com o resultado que trouxe. É mais uma possibilidade de renda para os moradores da comunidade. Já tem muita gente interessada na próxima oferta do curso e vamos articular para o quanto antes proporcionar”, enfatizou. O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Daniel Martins;  o Coordenador Municipal de Juventude, Ricardo Simoni Junior e a representante do CRAS, Kerla  Bonacin Moura, também estiveram presentes.

 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação