A Secretaria Municipal de Educação de Andirá, em parceria com a empresa CTG Brasil, promoveu uma palestra sobre proteção ambiental, aos alunos dos quintos anos das escolas municipais da cidade. O debate foi no auditório do Cine Teatro São Carlos, na manhã desta quinta-feira, dia 30, e coordenada pelo consultor da empresa, Guilherme Verri. Durante a explanação, ele apresentou aos alunos informações sobre como proteger a natureza, a importância de economizar a água e não polir rios e os chamou para protagonizar ações estratégicas em sala de aula e em casa, para ampliar a divulgação de informações. Ele também falou sobre a reprodução de peixes e os benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema. “Palestra esclarecedora, muito boa para as crianças multiplicarem, e nós reflertirmos”, disse a professora Denise Maria Nicolleti, da escola Municipal Pingo de Gente.

Os alunos participaram e interagiram bastante, mostrando, principalmente, conhecimentos a respeito de temas relacionados à proteção ambiental. Ele parabenizou os trabalhos realizados nas escolas acerca dos temas. No período da tarde, alunos da escola municipal Santa Inês estiveram no lago da usina Canoas II, onde a empresa realizou a soltura de alevinos e peixes. Ao todo, 10 municípios paranaenses e paulistas receberam as atividades. “Os locais são escolhidos por oferecerem boas condições de abrigo e alimentação às espécies. Uma vez adaptados, os peixes se dispersarão pela Bacia do Paranapanema”, expõe o biólogo coordenador do programa de manejo pesqueiro, Norberto Vianna. Ao todo foram mais 80 mil alevinos e peixes distribuídos na lagoa.

A instituição

A Rio Paranapanema Energia, subsidiária do Grupo CTG no Brasil, destinará 1,5 milhão de peixes aos reservatórios do Paranapanema em 2017, dando sequência ao trabalho realizado pela concessionária antecessora. “O repovoamento de peixes no Paranapanema contribui para a preservação da biodiversidade e favorece o desenvolvimento regional através do turismo da pesca”, ressalta o coordenador do programa. Ela uma empresa da China ThreeGorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, localizadas no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, as duas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada. A empresa também conta com uma sede administrativa localizada na cidade de São Paulo.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM