A Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Ação Social promoveu na última quinta-feira, dia 27, no salão de eventos do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), o 1º Encontro temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro, que teve como tema: “Os Desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, contou com a participação de representantes de instituições sociais, educacionais, autoridades políticas, imprensa, pessoas com necessidades especiais e familiares e foi marcado por momentos de muita emoção, já que contou com a participação e depoimentos de cidadãos com deficiências, que relataram as lutas e as superações.

O Prefeito José Ronaldo Xavier e a Primeira Dama, Ana Lúcia Xavier, participaram do encontro e destacaram a importância deste primeiro fórum de debates, no processo de reconhecimento da falta de políticas mais afirmativas de proteção e acessibilidade em Andirá. A Primeira Dama, inclusive, chegou a apontar que os próprios prédios públicos do município encontram-se na contra – mão do que precisa ser ofertado, no aspecto de estrutura adequada de acessibilidade e chamou o prefeito para atenção aos desafios de adequações que precisam ser enfrentados com urgência. “Este encontro é histórico em Andirá, por que precisamos ter coragem para reconhecer que é preciso fazer muito mais para garantir cidadania e dignidade aos que possuem alguma deficiência e enfrentam dificuldades, principalmente de acesso a espaços públicos. Este encontro também é histórico por que vamos, em conjunto, diagnosticar as necessidades e pontuar as políticas públicas que precisam ser efetivadas”, destacou a Secretária.

Debates

O encontro teve debates, apresentações artísticas, apresentação de documentário com depoimentos e informações estatísticas sobre análise situacional das políticas no setor na cidade, com um profundo diagnóstico realizado pela Pedagoga, Silvane Mazzur, da Secretaria Municipal de Ação Social. O encontro contou, ainda, com as apresentações dos palestrantes: Simoni de Oliveira, Psicóloga, que falou sobre "Conceitos de Deficiência"; e Alexandre Augusto Botareli Cesar, Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego/Membro da Federação Estadual das APAES do Paraná.

Entre os temas dos eixos temáticos que foram abordados, destacam-se: Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Financiamento – Fundos e Políticas de Incentivo Fiscal para atendimento de pessoas com deficiência; Financiamento – Orçamento Público; Órgãos Gestores e de instâncias de participação social; Interação entre os Poderes Federados; Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência; O reconhecimento da pessoa com deficiência na atuação das políticas setoriais objetivando um atendimento de qualidade.